Mercado de meios de pagamento deve aproveitar boom da inteligência artificial e potencializar uso das APIs em produtos e serviços
Setor financeiro e de meios de pagamento estão muito bem posicionados para alavancar o uso das APIs visando à expansão e diferenciação de seus produtos e serviços.
Juliano Tozzi, CTO da RPE - Retail Payment Ecosystem. (Foto: Marcus Mendes/Divulgação)
De acordo com o estudo State of the API Report, da Postman, apenas em 2023 o Brasil consumiu sozinho 52,4 milhões de APIs, figurando como o terceiro maior consumidor de APIs do mundo. Esse cenário reflete a onipresença das APIs em diversas áreas, desde aplicativos de delivery até serviços de streaming.
Nesse contexto, o setor financeiro e de meios de pagamento está muito bem posicionado para alavancar o uso das APIs visando à expansão e diferenciação de seus produtos e serviços. O dinamismo desse mercado torna praticamente indispensável a utilização e disponibilização de APIs, seja pelas fintechs, instituições financeiras, órgãos reguladores e/ou serviços de proteção ao crédito.
A interconexão de funcionalidades é crucial para atender às demandas do mercado e às expectativas dos consumidores. Além disso, a ampliação da oferta e da utilização de APIs tende a fomentar ecossistemas financeiros mais abrangentes, inovadores e eficientes. Investir em APIs já não é mais uma escolha, mas sim uma necessidade premente para o mercado financeiro.
O Brasil se destaca como exemplo em duas iniciativas baseadas em APIs: o Open Banking, que possibilita o compartilhamento de dados financeiros entre instituições, e o PIX, amplamente reconhecido como um sucesso no pagamento instantâneo.
Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em informações do Banco Central e da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), o Pix foi o meio de pagamento mais utilizado no Brasil no ano passado, totalizando quase 42 bilhões de transações, um crescimento de 75% em relação a 2022. Esses números evidenciam a relevância crescente da utilização de APIs no mercado de meios de pagamento nacional.
APIs combinadas ao uso da inteligência artificial podem ser decisivas
Para escalar ainda mais o uso das APIs no mercado financeiro, não se pode descartar a combinação com a inteligência artificial. De acordo com uma pesquisa do Gartner, até 2026, mais de 80% das empresas utilizarão APIs baseadas em inteligência artificial generativa (GenIA). Ainda segundo o estudo, parte desse uso será direcionado a melhorar a experiência dos usuários (User Experience - UX) e potencializar a obtenção dos resultados desejados de maneira cada vez mais específica e direcionada.
A IA pode atuar de forma decisiva no monitoramento da operação e da qualidade das APIs através de ferramentas de mercado ou soluções desenvolvidas nativamente, provendo insights importantes para os times técnicos sobre o comportamento de suas APIs e auxiliando na automação, como por exemplo, as tarefas relacionadas a recuperação e continuidade do serviço.
A incorporação da Inteligência Artificial (IA) nas APIs está transformando o panorama dos serviços financeiros, oferecendo informações precisas tanto para empresas quanto para consumidores. Esta integração permite disponibilizar funcionalidades exclusivas, como análises de comportamento financeiro, avaliações de crédito ágeis e eficazes, e detecção de fraudes em transações financeiras. Esse avanço não apenas aprimora a experiência do usuário, mas também possibilita que as organizações coletem dados valiosos em conformidade com as regulamentações de governança de dados.
Na horizon pay, spin off da RPE focada em solução de pagamentos para bancos e fintechs, adotamos um modelo de layer de serviços totalmente baseado em APIs. Este modelo não só oferece suas próprias APIs, mas também integra-se com APIs de parceiros, proporcionando um ecossistema robusto de colaboração empresarial.
O ambiente operacional é suportado por processos e ferramentas que garantem requisitos essenciais de qualidade para APIs, incluindo disponibilidade, desempenho, resiliência e segurança. A horizon pay é uma plataforma que oferece a flexibilidade necessária para construir e personalizar soluções próprias. Ao seguir jornadas estruturadas pelas APIs fornecidas, os clientes podem criar features adaptadas às suas necessidades específicas, ampliando assim a capacidade de inovação e diferenciação no mercado financeiro.