Inovação, segundo o Capitão Kirk
Ser inovador na prática é algo que exige o desejo de desbravar novas possibilidades — sim, isso envolve tecnologia, mas o fundamental é ter coragem.
Carlos Scappini, COO da Mynd. (Foto: Divulgação)
Ir corajosamente até onde ninguém esteve antes – o lema da tripulação da Enterprise, para mim, é a melhor definição de inovação. E não é só porque eu sou geek de carteirinha, mas porque eu comprovei a eficácia desta abordagem em mais de 30 anos de carreira como executivo e empresário.
Claro que essa visão só se aplica para os corajosos, para os que em vez de temer a tecnologia, abraçam as novas possibilidades e que, acima de tudo, pensam nas pessoas — sim, colocar as pessoas no centro de tudo faz toda a diferença.
Os teóricos sobre inovação falam sobre a tal “inovação incremental”, que é tipo a câmera de ré… melhora a vida, mas não faz o carro ser mais rápido ou econômico. Na prática da comunicação, a inovação tem que ter impacto e trazer resultado. Aí, com os resultados mensurados, dá para consolidar que uma iniciativa pioneira foi acertada e pode ser considerada referência no mercado. Quer um exemplo?
Quando lá em 2021, sugerimos o ex-BBB Gil do Vigor, naquela época recém-saído da casa e sem experiência de comunicação, como garoto-propaganda do banco Santander, que sempre teve uma comunicação bem tradicional, demos um salto no hiperespaço da publicidade. Embora houvesse o risco de uma reação negativa, o que aconteceu depois que a campanha foi veiculada foi um recorde de abertura de contas em 24 horas. Nesse case, o conceito de “ir até onde ninguém foi antes” esteve presente desde a concepção até o resultado do projeto.
Na Mynd a gente se orgulha de não ter medo de ser criativo, de não titubear em ser popular e só se sente feliz de verdade em ser pioneiro. Por isso fomos a primeira agência especializada em marketing de influência que furou a bolha e foi capaz de conquistar a confiança de grandes marcas e de desenvolver projetos com outras agências de publicidade.
Mas é o seguinte: não há como ir aonde ninguém foi antes sem investir. Inovação não é como cogumelo que aparece depois de uma chuva. É algo intencional. E nasce das pessoas. Então, a fórmula é investir nas pessoas e alavancar sua criatividade. Como a tripulação da Enterprise, cada um tem que ser fera no que faz para que o time todo possa evoluir. É como uma jam session no jazz: para criar e improvisar é preciso dominar muito bem seu instrumento.
Com essa mentalidade criamos o Social Hack, uma divisão da Mynd especializada em estar sempre atenta e criativa. Responsável por criar ações para as marcas entrarem nas conversas mais bombadas do ambiente digital, essa divisão vem colecionando resultados importantes em momentos de alto impacto comunicacional, como foi o caso dos Jogos Olímpicos de Paris, quando várias marcas dos nossos clientes obtiveram destaque mesmo diante do grande volume de postagens e notícias geradas pelo evento.
Outro momento em que obtivemos grandes resultados foi o Rock n'Rio 2024, em que alcançamos 115 milhões de pessoas com os conteúdos feitos pelo squad Mynd. Ou seja, quase metade da população brasileira foi impactada pelo conteúdo de um dos nossos talentos!
A inovação é parte da rotina dos profissionais de Social Hack, especialistas em criar ações virais com adequação em estilo, tom e mensagem para que as marcas possam potencializar ainda mais os seus projetos nas plataformas digitais. Um exemplo de 2023 é a ação de CIF no The Town com o influenciador Fred Bruno, um conteúdo que teve mais de 1.2 milhão de views. O anúncio do término do namoro da cantora Luísa Sonza no programa Mais Você foi outro momento que viralizou e que rendeu à publicidade de Comfort, realizada na noite anterior ao anúncio, mais de 22 mil compartilhamentos, fazendo com que o produto esgotasse na Amazon.
Mas viver a inovação é sempre ir além. Por isso, a inovação para a gente vai além dos departamentos. A nossa forma de desenvolver soluções inovadoras é colaborativa, por meio da criação de hubs internos. Há muitos casos em que esses hubs desenvolvem insights criativos que se tornam mais do que soluções de comunicação e passam a ser novos serviços da Mynd ou até produtos para nossos clientes. Por isso, desde 2024 fazemos o Upfront Mynd, uma apresentação de produtos, serviços, soluções e oportunidades que oferecemos ao mercado.
Para nós, o processo criativo na comunicação tem foco em transformar a criatividade em novas linhas de negócio. Isso é a inovação estratégica, aquela que realmente é transformadora e que vai muito além de um anúncio legal.
Por isso, na Mynd, o desejo de ir até onde ninguém foi antes é transversal, passa por todos os grupos de trabalho e, além de ser um propósito corporativo, se tornou um estilo de vida que tem como catalisadores a criatividade e a coragem para inovar.