Stephane Perard, Emirates: 'Transformamos a experiência de viagem internacional e estabelecemos novos padrões para viajantes do Brasil'

Companhias aéreas do Oriente simbolizam o bom momento do turismo internacional.

_MG_3711Stephane Perard, diretor-geral da Emirates para o Brasil e Argentina. (Foto: Divulgação)

O turismo em todo o mundo deve retornar aos níveis anteriores à pandemia neste ano, após ter atingido 88% do total anterior à crise em 2023. Um relatório da Organização Mundial do Turismo (OMT), lançado em janeiro, prevê um avanço das atividades do setor impulsionado pelo aumento da conectividade aérea global e por uma forte recuperação dos mercados asiáticos.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, destaca que a retomada já está tendo “um impacto significativo nas economias, no emprego, no crescimento e nas oportunidades para as comunidades em todos os lugares”. A região do Oriente Médio superou o nível de procura de viagens em relação ao período pré-pandêmico, enquanto a Europa e a África quase atingiram os níveis anteriores à crise. De acordo com a análise, a contribuição total da indústria para a economia global em 2023 foi de US$ 3,3 trilhões.

Conexão

Em 2023, o Brasil chegou muito perto da marca de seis milhões de visitantes internacionais, retomando o volume pré-pandemia, quase superando o recorde de 6,6 milhões de turistas estrangeiros em 2016. Para isso, companhias como a Emirates, aérea que a partir de seu hub global em Dubai, tem colocado o país como um destino estratégico.

No final de dezembro, a Emirates comemorou o lançamento da sua cabine Premium Economy no Brasil. “Somos a única companhia aérea que oferece a experiência Premium Economy em voos diretos entre São Paulo e o Oriente Médio e isso faz parte do nosso compromisso de oferecer aos clientes mais opções na hora de planejar sua viagem”, enfatiza Stephane Perard, diretor-geral da Emirates para o Brasil e Argentina.

A experiência de viajar em uma categoria Premium Economy vem conquistando cada vez mais viajantes. É uma oferta importante para voos de longa distância, especialmente em mercados com uma vocação corporativa e de turismo de renda média e alta como São Paulo.

“Transformamos a experiência de viagem internacional e estabelecemos novos padrões para viajantes do Brasil e da América Latina com a nossa conexão direta visionária a Dubai e à região do Oriente Médio como um todo. Também contribuímos significativamente para o crescimento do turismo e do comércio entre as duas regiões. O Brasil e o mundo árabe têm uma longa história de laços culturais e comerciais e temos o prazer de ajudar a viabilizar as viagens de negócios e lazer para o Brasil e viagens para destinos populares em nossa rede global”, frisa o executivo.

Hora de decolar

Em janeiro, a Emirates também anunciou uma quinta frequência em sua rota Rio de Janeiro - Dubai. O voo adicional aos domingos vai aumentar a conexão entre a cidade brasileira e o hub da companhia aérea em Dubai, apoiando a crescente demanda por viagens na rota. Além disso, o serviço interligado também permite que os passageiros do Brasil desfrutem de um voo adicional por semana direto para a capital argentina, a partir do começo de dezembro deste ano.

O aumento da capacidade da Emirates em sua rota Dubai/Rio de Janeiro/Buenos Aires ajudará a companhia aérea a atender à demanda do mercado e oferecerá aos clientes maior flexibilidade, opções e conectividade. Com o quinto serviço programado, os clientes agora terão mais opções ao selecionar voos que se adequem aos seus planos de viagem.

"O Brasil e a Argentina são mercados muito importantes para a Emirates, e o aumento da capacidade dos voos ajudará a promover o turismo de entrada e saída em ambos os países e a aprimorar o comércio internacional e regional, ao mesmo tempo em que oferece mais opções para os viajantes para Dubai e além", finaliza Stephane Perard.

Também a partir deste ano, os sauditas que quiserem conhecer as belezas brasileiras poderão contar com um voo direto ligando os dois países. A notícia foi dada pelo vice-ministro da Arábia Saudita, Sultão M. Al Musallam ao ministro do Turismo, Celso Sabino, no final de janeiro, durante reunião na FITUR, em Madri.

"Fico feliz em anunciar que os brasileiros terão voos diretos para a nossa linda Arábia Saudita e os sauditas terão voos diretos para seu lindo Brasil. E nossos povos poderão se conectar e se conhecer mais, então em março definiremos que cidades estarão diretamente ligadas", afirmou o Sultão.

Mais sustentável

Liderada desde o final de 2023 por Badr Mohammed Al-Meer, o Grupo Qatar Airways revelou seus resultados para o primeiro semestre de 2023/2024, indicando um forte desempenho financeiro. O período foi marcado por um crescimento ambicioso, mas sustentável, na rede, que proporcionará valor econômico a longo prazo ao Catar, aos parceiros globais e aos países de destino da companhia. O retorno ao serviço da maioria da frota A350 da companhia aérea está quase completo e contribuiu para um aumento geral de 18% no número de assentos-quilômetros disponíveis (ASK) em relação ao mesmo período do ano passado.

Com lucros reportados de US$ 1,026 bilhões, os níveis de passageiros também registaram um crescimento, aumentando 22%, chegando a 19 milhões. “Na indústria de viagens dinâmica e em constante evolução de hoje, pretendo investir nas prioridades e preocupações da minha geração e colocarei um foco renovado no aproveitamento da tecnologia emergente, no desenvolvimento e implementação de soluções de aviação sustentáveis e na melhoria adicional da experiência do cliente – ao mesmo tempo continuando o crescimento e o serviço de excelência que sempre oferecemos. Tenho imenso orgulho do nosso papel como a porta de entrada mais acolhedora para o mundo – e espero melhorar ainda mais a nossa posição como destino de viagem preferido”, diz o CEO da Qatar Airways.

Com a mão na taça

Desde maio de 2017, a Qatar tem sido uma parte fundamental e parceira das iniciativas globais da FIFA. No final de novembro do ano passado, Badr Mohammed Al-Meer, juntou-se ao Presidente da FIFA, Gianni Infantino, para a cerimônia de assinatura no aniversário de um ano da Copa do Mundo da FIFA no Catar em 2022™ e prorrogação da parceria. O acordo abrange importantes torneios da FIFA, incluindo a Copa do Mundo FIFA 26™, a Copa do Mundo Feminina FIFA 2027™ e a Copa do Mundo FIFA 2030™, bem como todos os torneios juvenis masculinos e femininos, começando com a Copa do Mundo Sub-17 da FIFA™ na Indonésia.

"Como companhia aérea, estamos comprometidos em conectar o mundo, e essa parceria nos permite alcançar milhões de fãs de futebol. O futebol tem o poder de unir pessoas de diferentes culturas e continentes, e estamos orgulhosos de continuar fazendo parte dessa jornada incrível. Aguardamos ansiosamente os próximos torneios e estamos ansiosos para criar experiências inesquecíveis para os fãs ao redor do mundo”, afirmou Al-Meer.