Alexandre Baldy: 'Nosso crescimento nas vendas mostra que o brasileiro está cada dia mais preocupado com uma mobilidade verde e sustentável'
Investimento no maior polo industrial da BYD fora da China saltou de R$3 para R$5,5 bilhões.
Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD. (Foto: Divulgação)
A greentech BYD já iniciou as obras da primeira fábrica de carros elétricos no Brasil, localizada em Camaçari, na Bahia. Recentemente, também foi anunciado o aumento do investimento da empresa no país, de R$ 3 bilhões para R$ 5,5 bilhões, 83% a mais do que anunciado inicialmente. Com essa iniciativa a empresa se consolida cada vez mais no país e reforça o seu compromisso com a indústria automotiva, o meio ambiente e o desenvolvimento de novas tecnologias.
Segundo Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, hoje, o Brasil é o maior mercado para a BYD fora da Ásia. “A construção da nossa fábrica em Camaçari está em ritmo acelerado. No fim deste ano, começaremos a montar os carros na Bahia e, a partir do ano que vem, a BYD vai produzir os carros mais eficientes e tecnológicos em solo nacional. O país, que tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, tem todo potencial para se tornar um exemplo de eletrificação da frota e o nosso crescimento nas vendas mostra que o brasileiro está cada dia mais preocupado com uma mobilidade verde e sustentável”, pontua.
A direção da BYD também anunciou a construção de cinco prédios residenciais, que serão destinados aos funcionários da fábrica. Os empreendimentos ficarão a 3,5 km de distância do complexo, em uma área de aproximadamente 81 mil m² e terão a capacidade de abrigar 4.230 pessoas. O aumento do volume investido reforça o incentivo ao desenvolvimento da região e prevê a movimentação local econômica e o bem-estar da comunidade. Com a geração de 10 mil empregos e o investimento da BYD, Camaçari voltará a ser um importante polo industrial automotivo, de modo que irá atrair novamente investimentos de diversos setores.
Pura energia
A BYD tem mais de 700 mil funcionários em todo o mundo, dos quais 90 mil são engenheiros de diversos segmentos diferentes e a marca conta com 11 centros de pesquisa espalhados pelo globo. A empresa solicita uma média de 19 patentes por dia e, atualmente, possui 40 mil patentes registradas e, destas, 28 mil em âmbito mundial.
“A BYD vai contribuir para o fomento econômico do estado baiano, com a geração 10 mil empregos, e trará Camaçari de volta aos holofotes nacionais da indústria brasileira, transformando a cidade baiana em um polo de atração de fornecedores diversos ligados a toda cadeia produtiva, desde peças e acessórios até prestadores de serviços, dando prioridade a empresas locais”, ressalta Baldy.
Mobilidade
Líder mundial em veículos de energia limpa, a BYD dá mais um passo em direção à mobilidade verde global. Entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong, na China, o Explorer Nº1 BYD, navio oficial da marca, atracou pela primeira vez no continente americano trazendo carros elétricos e híbridos para o país.
O navio que chegou no final de maio, no Porto de Suape, em Pernambuco, tem capacidade para transportar até 7 mil veículos, mede 199,9 metros de comprimento e possui a mais moderna tecnologia de navegação. Com a maior movimentação de carros da história do Porto do Suape de uma única vez, o navio trouxe 5.459 veículos para abastecer o mercado nacional, visando atender a alta demanda dos brasileiros pelos carros elétricos e híbridos da BYD. Apenas nos cinco primeiros meses do ano, a BYD já emplacou mais de 25,5 mil unidades, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil).