Lyana Bittencourt, do Grupo Bittencourt: universo on-line lida com variáveis diferentes e é importante que o cliente tenha a sensação de exclusividade

O ato de desembalar produtos vem se tornando, cada vez mais, um vínculo entre marcas, clientes e influenciadores.

lyana-bittencourt-1_1612307356Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt e Diretora de Relações Institucionais da StreamShop. (Foto: Divulgação)

A experiência de unboxing, o ato de desembalar um novo produto, vem provando para as marcas que a iniciativa é considerada uma importante forma de comunicação, principalmente, quando as vendas são feitas no ambiente digital. A tática se espalhou nas redes sociais e vem sendo praticada com inúmeros influenciadores espalhados pelo YouTube e TikTok. A atitude pode ter mais um incentivo com a pesquisa anual conduzida pela empresa americana MeadWestvaco Corporation **(MWV). Segundo o levantamento, cerca de 63% dos consumidores repetem a compra quando a embalagem se mostra funcional e 38% são influenciados pela aparência dela.

Para Fábio Carvalho, Diretor de Supply Chain da Printi, explorar esse conceito auxilia muito na diferenciação de um negócio para o outro.

“Consumidores estão cada vez mais exigentes e preferindo empresas que aliam bons produtos e/ou serviços com um momento diferenciado, como na hora de abrir um pacote. A prática auxilia na divulgação do empreendimento pelo boca a boca e na fidelização do público, principalmente, quando faz uma compra virtual, em que cria uma expectativa e espera com ansiedade, podendo terminar de duas formas: com ele satisfeito ou insatisfeito. Uma embalagem de má qualidade remete uma impressão negativa. Já a elaborada, mostra preocupação, cuidado”.

“Desde que o varejo intensificou seu olhar para o consumidor, o unboxing começou a ganhar mais relevância, afinal, o universo on-line lida com algumas variáveis diferentes do físico e acaba perdendo no potencial de ofertar uma compra realmente significativa. A marca não tem o apoio da loja física e passa a ter que oferecer outras formas de ocupar esse espaço, como por meio das embalagens. Por isso, fazemos consultoria para ajudar as empresas a levar o máximo de experiência positiva possível aos clientes, como uma forma de fidelizar esse público. Um bom recebimento do produto auxilia na recorrência desse cliente”, explica Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt e Diretora de Relações Institucionais da StreamShop.

Lyana ainda afirma que a ferramenta de comunicação não é um privilégio para grandes marcas.

“Pelo contrário, muitas empresas novas no digital já tem tido esse cuidado para encantar os seus consumidores e marcar presença. Um cartão escrito à mão, um aroma único desenvolvido que abrace a embalagem ou mesmo uma experiência completa de ‘descobertas’ ao desembalar uma compra são positivas. O importante é que o cliente tenha a sensação de exclusividade. Imaginando que aquilo foi feito para ele ou para poucos, como ele.”

Vender e vender

Marcio Machado, CEO e fundador da plataforma de live commerce StreamShop, revela uma das estratégias do modelo de vendas. “Uma marca de cosméticos, por exemplo, que tenha uma embalagem super exclusiva ou que ofereça algum brinde personalizado pode explorar essa experiência de abrir o produto ao vivo. Empresas de tecnologia trabalham muito bem o unboxing – nesses casos, um produto de maior valor sendo desembalado causa algumas reações interessantes no público", comenta.

"Cabe ao hostess – podendo ser um influenciador ou um vendedor da marca – explorar bem esse conteúdo.  Um apresentador que tenha intimidade com o produto e com o segmento, e que saiba estabelecer um tom de conversa com a audiência, é um dos principais elementos do sucesso de uma live, e isso independe do mercado”, completa Machado.

As ações e campanhas com influencers são muito complexas e, por isso, devem ser bem elaboradas e produzidas com estratégia, afinal é um conteúdo que proporciona informação e entretenimento de interesse para diversas pessoas. “O influenciador entra no papel de apresentador e convida seus seguidores a participar da experiência de ‘desempacotar’. Os vídeos das reações dos youtubers ao abrir as embalagens é, hoje, estratégia fundamental para as marcas que querem se tornar objeto de desejo dos clientes. E, como o unboxing é extremamente visual, é preciso investir na experiência, pois a grande estrela é o produto, a propaganda é apenas uma coadjuvante”, diz Miriam Lago, especialista em Marketing de Influência e CEO da Notícia Expressa.

f625d2a91de691f3f6f2df4695a00a0cTaily Andrade, influenciadora e empresária. (Foto: Divulgação)

Influencers impulsionam conceito

Na condição de influenciadora, Elaine Sério Rodrigues, que também é CEO da agência Cheers e Jetech Marketing, comprova que essa experiência pode ser torna em algo inesquecível. “Logo penso: ‘que marca caprichosa’ e algumas embalagens consigo até reaproveitar e, claro, faz com que me lembre sempre da empresa. Uma vez recebi um biquíni em uma caixa enfeitada, com uma cartinha à mão, mas o que me chamou atenção foi o cheirinho delicado, gostoso. Deu prazer em mostrar para os seguidores o cuidado que eles tiveram em cada detalhe, como se importam com as pessoas”, afirmou.

Há três anos, Pietra Soares é criadora de conteúdo e os recebidos é uma frequência em sua rotina. “Como é uma forma de avaliarmos se queremos ou não publicar uma opinião sobre aquele item que foi enviado, diferentemente dos posts patrocinados, é válido ter um cuidado com a embalagem, pois é o nosso primeiro contato. Já recebi caixa de papelão, sem nenhum roteiro ou recado. Parece que foi ‘jogado’, feito com descaso. Não desperta nenhuma vontade de fazer uma postagem. Se a marca não teve esse zelo conosco, quem dirá com quem está realizando a compra. Não indico o que não compraria. Quando recebo algo que você percebe a dedicação nos detalhes, faço a divulgação com o maior amor, é uma retribuição de afeto”.

“Tenho hábito de comprar das lojas virtuais, dos e-commerces. É gosto receber a encomenda e sentir o carinho que ali foi empregado. Quem não gosta de abrir uma embalagem bonita, que exala um aroma agradável, ver que ali tem um recadinho especialmente para você? É exatamente essa ‘experiência do cuidado’ que quero oferecer aos meus futuros clientes quando lançar minha marca de bolsas artesanais e bijuterias no mercado, afinal é preciso entregar além do que a pessoa comprou. Fundamental elaborar uma boa estratégica, ter uma identidade visual atrativa, isso fala muito sobre a empresa”, acredita a influencer e empreendedora, Silmara Ferrari.

De olho na embalagem

Segundo a influenciadora e empresária Taily Andrade, faz algum tempo que as empresas estão notando a importância de humanizar e trazer seus clientes para mais perto, sendo o unboxing um reflexo disso. “E o trabalho conosco, que somos influencers, tem sido um grande aliado nas estratégias de vendas, afinal acabamos sendo a sua vitrine de forma genuína, trazendo verdades. Por isso, a entrega impecável é post garantido, fato! Filmar e transportar os nossos seguidores para essa experiência torna tudo maior, gratificante, gostoso e, inegavelmente com resultados e números para essa companhia”, finaliza.