Gabriela Comazzetto: TikTok está comprometido com criadores do mundo e estamos felizes em ajudá-los a alcançar suas ambições e aspirações

Na arte de entreter e trazer resultados, rede social promove soluções que conectam empresas e clientes de maneira eficiente e estratégica.

Gabriela-Comazzetto-4697-Editar-scaledGabriela Comazzetto, head de Soluções Globais para Negócios do TikTok na América Latina. (Foto: Reprodução)

Plataforma de experiências criativas e autênticas, o TikTok tornou-se parte da estratégia de marketing de empresas do mundo todo. Desde o lançamento do TikTok Ads Manager no Brasil, as companhias brasileiras passaram a ampliar seu engajamento e se conectar de maneira única com a comunidade de mais de 1 bilhão de usuários, a partir de soluções simples e, muitas vezes, inovadoras.

Olhando para o “boom” do e-commerce, a mais recente novidade da companhia é o acesso à integração com as plataformas Kyte, Loja Integrada, PrestaShop, Shopify, Tray e VTEX, para auxiliar as vendas on-line por meio do próprio aplicativo, facilitando a dinâmica de anunciar e vender no app. Graças ao gerenciador de anúncios, as marcas podem ter seus produtos integrados para criar campanhas com objetivos de tráfego, retenção, engajamento e vendas. Todas as ações realizadas dentro das lojas virtuais são capturadas de maneira segura pelo pixel do TikTok, que é inserido e configurado facilmente, de forma automática, ajudando a aumentar o desempenho dos anunciantes.

“Tínhamos expectativas positivas na adoção da plataforma, principalmente porque as marcas querem estar onde seu público-alvo está e, como falamos, a comunidade brasileira tem adotado a plataforma de modo mais assíduo. Além disso, temos soluções únicas para as marcas, permitindo que estas convidem a comunidade a criar seu próprio conteúdo para uma campanha, transformando-os em autênticos e poderosos embaixadores”, detalha Gabriela Comazzetto, head de Soluções Globais para Negócios do TikTok na América Latina.

Alcance

Tal configuração acessível tem como intuito garantir o ajuste dos investimentos das empresas com anúncios, a qualquer momento e com segmentação inteligente de público, possibilitando que marcas sejam descobertas por novos públicos. Com foco estratégico, contas comerciais foram introduzidas para fornecer ferramentas personalizadas, de acordo com as necessidades das empresas e melhorar performance de análise, desempenho e envolvimento com o usuário.

“O intuito é trazer um conceito inovador de propaganda para as marcas, com o slogan “Don’t Make Ads, Make TikToks”, aproveitando toda a essência da plataforma, de maneira que os nossos usuários sejam impactados positivamente, da mesma forma quando experimentam os conteúdos do TikTok. Outro ponto de destaque, é que o mercado brasileiro recebeu com muito entusiasmo o TikTok For Business, por causa da ferramenta construímos diversos cases importantes que mostram a força da plataforma na nossa comunidade, como Magazine Luiza, Rappi, Elseve L’Oreal Paris, Banco Next, Riachuelo, Doritos, Sanofi, Embelleze, Gino- Canesten, entre outros”, enumera Gabriela.

Adesão

A executiva reforça que a plataforma tem recebido retornos positivos do público e do mercado, movimento perceptível pelo notável volume de engajamento, tendência que se mantém em todas as regiões do país. Segundo Gabriela, o perfil dos usuários do TikTok é diversificado e reflete as habilidades criativas e o cotidiano do nosso povo de maneira única.

“Uma tendência que observamos ao longo desses anos é que os brasileiros gostam muito de vídeos de humor, tanto que esse tipo de conteúdo sempre se torna viral em outras plataformas. Além disso, o TikTok no Brasil também possui variedade de outros conteúdos que despertam o interesse nos brasileiros, como esportes, música, beleza, culinária, e uma variedade de estilos de vídeos muito populares entre essa audiência, como dicas de faça você mesmo, decoração, arquitetura e construção”, diz.

A head de Soluções Globais garante que a pretensão da empresa é criar, cada vez mais, conexões orgânicas, sem se parecer com uma propaganda forçada, que não aguça a experiência do usuário. “Apostamos muito na continuação das experiências phygital, ou seja, conectando o mundo off-line como o on-line: formatos de vídeos curtos com um storytelling engajador; colaborações inovadoras e ousadas entre marcas, plataformas e creators; e mais marcas buscando cocriar e construir junto com seu público”, afirma.

Passo a passo

Gabriela começou no TikTok em dezembro de 2020, e chegou com o desafio de lançar o TikTok for Business para o mercado e estruturar sua operação, incluindo montar uma nova equipe e ainda liderar as operações no país. Nesta conversa exclusiva, você confere as ações da jovem liderança sobre temas relevantes e estratégicos relacionados ao universo das redes sociais e Big Techs.

O Tiktok tem procurado construir uma experiência local de maneira personalizada?

Temos uma estratégia de localização forte, no qual incentivamos os usuários a criarem conteúdos relevantes para sua cultura e tendências regionais. Acreditamos que isso tenha feito a diferença como fórmula de sucesso no país. Além disso, promovemos e incentivamos a criação de conteúdo específicos para o público brasileiro, a exemplo do que ocorreu com o Carnaval, o Dia Internacional da Mulher, a live do Oscar com a TNT Brasil, e a Copa do Nordeste, que são alguns bons exemplos de como o TikTok é o destino de um conteúdo de qualidade regionalizado e personalizado para a audiência brasileira.

Qual é a relevância dos influenciadores para o crescimento da plataforma?

O TikTok está comprometido com criadores de todo o mundo e estamos felizes em ajudá-los a alcançar suas ambições e aspirações. Estamos sempre explorando novas maneiras de apoiar e agregar valor à comunidade, incluindo marcas e criadores. Partilhamos as melhores práticas com os criadores de conteúdo, para saber como podemos desenvolver experiências únicas dentro da rede social e como seguiremos oferecendo suporte e assistência para um talento. Além disso, os influenciadores conhecem profundamente a linguagem e o público que lidam, e podem ser grandes parceiros das marcas em criação de conteúdo.

O metaverso tem sido uma das principais apostas das empresas que procuram um lugar especial neste processo de transformação digital. O tiktok tem uma posição sobre essa evolução?

O metaverso está chamando a atenção e fazendo parte do imaginário não apenas de marcas globais, mas de nossos usuários, para se ter uma ideia, a hashtag #metaverso conta com 1,6 bilhão de visualizações no TikTok. No momento, nossa plataforma é uma janela para conversas do mundo real sobre esse espaço emergente, encapsulando como nosso público está pensando e sentindo sobre isso.

Sobre controle de conteúdo sensível e fake news, como a rede social lida com esse tema que atinge também outros nomes do segmento digital?

As diretrizes da nossa comunidade estabelecem um conjunto de normas e o código de conduta coletivo que estabelecem espaço seguro e acolhedor para todos. Esses termos se aplicam a tudo e a todos no universo TikTok. Exercemos controle proativo, utilizando a combinação de tecnologia e moderação humana, com o objetivo de intervir antes de recebermos denúncias de conteúdo potencialmente violador. Também trabalhamos em parcerias com agências de checagem de fatos, incluindo o Estadão Verifica, que nos ajudam a confirmar a veracidade de conteúdos para que nossos times possam atuar de forma adequada e evitar a disseminação de desinformação na plataforma.

Qual é a estratégia da empresa para os próximos anos?

Seguir buscando maneiras mais autênticas para nos conectar com as nossas comunidades e fornecer melhores experiências para os usuários. Estamos comprometidos em trabalhar juntos com os nossos criadores e parceiros para criar um ambiente divertido, positivo e abrangente a diversos públicos. Adianto que tem muita coisa bacana vindo aí: recursos novos, divertidos e emocionantes, como a nossa biblioteca de GIFs, além de parcerias de grande impacto social e cultural. Nos tornamos parceiros oficiais do Festival Internacional de Cannes, reforçando a imagem do TikTok como espaço onde a criatividade encontra a cultura, e fornecemos ferramentas e recursos para os usuários criarem um conteúdo melhor e de alta qualidade.

C-Level em destaque

Gabriela Comazzetto é head of Global Business Solutions Latam e Brasil do TikTok. Com mais de 20 anos de experiência em vendas, a executiva atuou por quatro anos no Facebook, como head of Global Business Solutions no Brasil, e passou no Twitter, onde trabalhou como Sales Director. Além disso, ela integrou o time da Microsoft Advertising como Sales Manager, Manager of Account Managers and Account Executive por quase 12 anos. Gabriela ainda possui no currículo MBA em Gestão de Vendas e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).