Mia Stark: shoppings centers se consolidam como espaços seguros e confortáveis para experiências, bem-estar, consumo e entretenimento

Shoppings buscam se ajustar ao novo comportamento do consumidor e reforçam vocação para a oferta de serviços, entretenimento, lifestyle e compras.

Mia Stark, CEO da Gazit Brasil (Foto: Marcelle Cerutti/Reprodução Revista LIDE)

De acordo com o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2022-2023, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor registrou no ano passado o faturamento anual de R$ 191,8 bilhões, alta de 20,5% em relação a 2021 (R$ 159,2 bi). O dado mostra a recuperação dos shoppings ao longo do ano passado, período marcado pela retomada do fluxo de visitantes e pelo crescimento das vendas.

Os resultados positivos alimentam os anseios da Gazit Brasil – unidade de negócios da multinacional israelense Gazit, que atua na administração, na construção e no desenvolvimento de shoppings centers ao redor do mundo. A empresa vem sendo procurada por grandes marcas para compor seus shoppings. Após abrir a primeira loja conceito da adidas no país no Top Center, shopping localizado na Avenida Paulista, e o Priceless, um conjunto de bar, restaurante e mirante no Shopping Light, a marca recebe mais dois grandes nomes, desta vez, no Morumbi Town. OUE Sushi, do Chef Michelin Anderson Haruo, inaugura a primeira unidade em shopping em abril, enquanto o brechó “Peça Rara”, de Deborah Secco, abriu suas portas em dezembro do ano passado, sendo também a primeira unidade da marca em um empreendimento de São Paulo.

De acordo com Mia Stark, CEO da Gazit Brasil, a experiência global da companhia proporciona as melhores referências para definir a estratégia no Brasil, porque permite antecipar tendências e prever os movimentos do varejo de shoppings centers, onde está centrada a nossa atuação. “A diversidade do portfólio de empreendimentos também assegura resiliência em momentos de incerteza. Acompanhamos muito de perto as operações, nosso portfólio nos permite que estejamos sempre muito próximos da gestão de todos os nossos empreendimentos, o que é uma marca do nosso jeito de fazer e que contribui para este sucesso. Nosso mix de lojas e de serviços é pensado para atender as particularidades do entorno dos empreendimentos, o que exige um olhar atento a cada detalhe e muito conhecimento quanto ao comportamento do consumidor”, detalha.

Cópia de _GUI0797Primeira loja da Adidas no Brasil, reúne expressivo portófio da marca, em São Paulo. (Foto: Divulgação)


A Adidas chegou com uma grande novidade ao público da capital paulista: a inauguração de sua primeira loja conceito no Brasil com todo o portfólio da marca. A megaloja está localizada em um dos principais pontos turísticos de São Paulo: a  Avenida Paulista, no segundo andar do Top Center Shopping.

Ponto de vista
Mia Stark, CEO da Gazit Brasil

Você assumiu a empresa em 2013, como conseguiu cumprir a missão de alavancar a Gazit no Brasil?

A Gazit Brasil está completando 15 anos em 2023. Lidero as operações há 10 anos e acredito que esta concepção esteja muito atrelada ao meu jeito de enxergar o mercado.

Acredito que o sucesso da Gazit no Brasil está associado à visão de que os shoppings são espaços multiusos com vocação para o lazer e o entretenimento. Mais do que um ambiente de compras e local de passagem ou de conveniência, entendemos que esses locais consolidam-se como espaços para grandes eventos e experiências. Nossos empreendimentos têm apostado muito neste conceito e buscamos marcas que se aliem a nossa estratégia, um exemplo é a megastore da NBA Store Arena presente no Morumbi Town, uma das maiores do mundo, que oferece atividades esportivas, quadra de basquete, em formato exclusivo. A gastronomia também é ponto central e temos recebido nos shoppings restaurantes de grandes chefs reconhecidos pelos guias internacionais, como o Michelin.

Qual a importância do ESG para o segmento?

A responsabilidade social e ambiental é uma das grandes agendas atuais e representa o compromisso inegociável com as comunidades em que os negócios estão inseridos. Acredito que as empresas perenes, que sobreviverão à passagem do tempo, são aquelas que respeitam este pacto e honram a confiança nelas depositadas. Neste sentido, temos transformado os shoppings da Gazit Brasil em verdadeiros hubs de práticas sustentáveis. Os shoppings estão equipados para receber o descarte consciente de eletrônicos e eletrodomésticos que recebem o destino correto por meio de parceiros cadastrados, como o projeto Sucata Digital. Com foco no cuidado com o meio ambiente, também garantimos a reciclagem de embalagens de produtos de beleza, perfumaria e cosméticos.

O que o shopping representará nos próximos anos para o consumidor e para o próprio varejista?

Os shoppings centers se consolidam como espaços seguros e confortáveis para experiências, bem-estar, consumo e entretenimento. O varejo está cada vez indo além de uma relação transacional, está mais adaptado a um consumidor que deseja estar em lugares e lojas que façam sentido para ele e que gerem conexão com aquele local. Vemos shoppings com um percentual cada vez maior de operações voltadas à alimentação, serviços e entretenimento como ancoragem.Houve grande curva de aceleração digital durante a pandemia, mas a experiência proporcionada pelas lojas físicas ainda é relevante e não vai deixar de existir. Temos vistos projetos de lojistas que são realmente empolgantes e que fazem muito sentido dentro do momento atual do varejo, além dos produtos, eles oferecem ativações exclusivas no ambiente físico para promover contato direto com o consumidor final.

Números do setor

1,044 milhão de empregos gerados em 2022
1,037 milhão
3.051 salas de cinema

Estimativas


Para 2023, a projeção inicial é de um aumento de 14,6% nas vendas, que podem culminar em um recorde de faturamento do setor com previsão de R$ 219,8 bilhões.


Transformação

Os shoppings vão se tornar outra coisa", diz consultor de varejo | GZHLuiz Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, é um dos maiores especialistas no setor. (Foto: Divulgação)

 

Em um momento em que as plataformas digitais são vistas como potenciais extensões das operações físicas, potencializando as ações de relacionamento e de vínculo com os clientes, lojistas, fornecedores e de toda a longa cadeia que envolve empreendimentos deste porte, Mia acredita nas experimentações das plataformas e na criação de novos pontos de contato com os clientes.

“Temos aplicativos que são bastante utilizados em nossos shoppings. Lançamos, recentemente, um projeto piloto e pioneiro no Metaverso que foi um verdadeiro sucesso e que reforça que os consumidores já enxergam valor e relevância neste tipo de interação. Ficamos muito surpresos com a audiência das competições on-line de games e eSports que realizamos durante a fase de distanciamento social da pandemia e que mobilizou milhares de pessoas. Estas são evidências que materializam a necessidade de os negócios olharem com carinho para estes novos ambientes. Para este ano estamos trabalhando também em um novo modelo de Clube de Recompensas a ser implementado no grupo que acreditamos que trata ainda mais resultados aos nossos lojistas e benefícios aos clientes que frequentam todos os nossos ativos”, finaliza a CEO.

Luiz Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, pondera que os shopping centers, assim como vários outros negócios, estão em evolução. Com isso, deixaram há muito tempo de funcionar como centros de compras e passaram a exercer uma função bem mais abrangente na vida das pessoas. Hoje são espaços de socialização, convivência, diversão, solução, descoberttas e até de compras.

“Nesse sentido, eles precisam desenvolver um calendário de eventos relevante para os públicos que atende, equipar o shopping com atrações fixas, como parque infantil, espaço para pets e áreas para descanso, e investir em novas operações para o mix de lojas, atraindo mais opções de alimentação, serviços de saúde, educação e beleza e entretenimento. E deverão monetizar esse fluxo tornando-se canais de mídia, aproximando seus frequentadores de lojistas e anunciantes. Enfim, trata-se de uma mudança importante não apenas no conceito, mas no próprio modelo de negócio”, constata.

Destaque

Evandro Ferrer, CEO da Ancar Ivanhoe, avalia que o shopping tem um papel “importantíssimo” na economia, tanto para gerar receita para o negócio, quanto para promover qualidade de vida nas comunidades em que estamos inseridos. “Nosso objetivo é entender cada vez mais o consumidor e de que forma podemos proporcionar experiências inspiradoras. Com isso, precisamos ser ágeis e eficientes em nossas soluções e, principalmente, pensar em como potencializar o nosso negócio com a tecnologia”, diz.

A Ancar Ivanhoe é considerada uma das líderes do mercado, com mais de 40 anos de atuação.

“Nos últimos anos, começamos a viver um processo de digitalização da sociedade e naturalmente identificamos algumas mudanças de hábito do consumidor, que consequentemente provocaram as tendências. Estamos investindo cada vez mais em qualificar a experiência física do consumidor com a tecnologia, seja através do aplicativo do cliente ou hub do lojista ou ainda da nossa assistente virtual, a Ana, para reduzir as fricções da jornada e facilitar a vida do cliente. Temos também apostado em fortalecer o pilar de entretenimento e lazer. Queremos proporcionar conexões e construir memórias afetivas. Por isso, nos últimos dois anos, inauguramos áreas com foco em gastronomia que geram momentos de lazer, entretenimento e recordações”, enumera Ferrer.

 

Sinal verde

Em meio a derrapadas de grandes companhias e apreensão sobre o real quadro econômico brasileiro, é do setor de shoppings que surge uma ótima notícia para o varejo brasileiro. Da fusão das duas principais empresas do setor de shopping centers, formouse a Aliansce Sonae + brMalls, nome provisório da nova companhia, que inicia suas operações integrando o índice Bovespa no Mercado Novo da B3, o mais exigente em relação às boas práticas de Governança Corporativa. Avaliada em R$10 bilhões, a companhia com binada é a mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina e líder do setor no Brasil.

Serão 62 shoppings, sendo 53 deles próprios e nove administrados, com um portfólio de 11 mil lojas e 4 mil marcas. A nova companhia terá 2,5 milhões de área bruta locável (ABL) e receberá mais de 60 milhões de visitas mensais. Segundo Rafael Sales, CEO da nova empresa, essa magnitude só foi possível combinando as sinergias de Aliansce Sonae e brMalls.

“Trabalhamos seis meses no planejamento de integração de talentos, com a expertise que já temos da fusão com a Sonae. A ideia não é juntar o que cada empresa tem de melhor, mas acelerar as estratégias de engajamento, fidelização e soluções para lojistas que são harmônicas, proporcionando a melhor experiência”, explica. 

Rafael Sales_Aliansce Sonae_horizontalRafael Sales, CEO da Aliansce Sonae + brMalls (Foto: Divulgação)

“Nossos shoppings são hubs de soluções para as cidades, destinos de convivência e experiência phygital e ainda espaços de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias”, comenta Sales.

Construíndo o futuro

O potencial das administradoras de shopping também mostra toda sua força por meio da Multiplan. Apesar de não ser novidade, a união entre centros comerciais e empreendimentos residenciais tem ganhado impulso. Inspirado no condomínio Golden Green, na Barra da Tijuca, considerado até hoje o empreendimento mais luxuoso do Rio de Janeiro, também com a assinatura Multiplan, o Golden Lake, localizado em Porto Alegre, vai proporcionar aos gaúchos um novo estilo de viver.

Ao lado do BarraShoppingSul e debruçado sobre o Guaíba, o novo e único bairro privativo está sendo implantado em uma área de 163 mil metros quadrados, com sete condomínios com infraestrutura própria completa de amenties e interligados a uma inédita área de esportes, lazer e entretenimento, o que de fato proporciona uma vida de bairro e adaptada ao cotidiano contemporâneo de consumo e trabalho.

Já o carioca ParkJacarepaguá, é outro recente e importante empreendimento da Multiplan a se destacar. A unidade, que celebrou o seu primeiro ano em dezembro de 2022, apresentou um crescimento de vendas de 34,6% em relação a dezembro de 2021, o maior aumento considerando todos os shoppings da Multiplan. “A atividade desenvolvida pela Multiplan acaba sendo um vetor de crescimento das regiões onde atua”, comemora Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan.