Sabrina de Branco: 'Criar alternativas inovadoras e, ao mesmo tempo sustentáveis, é um desafio constante que levamos a sério'

Empresa manifesta interesse em ampliar seus investimentos no país nos próximos anos, mantendo o foco na sustentabilidade.

2022_fotos_Sabrina de Branco_versão igital (126)Sabrina de Branco, vice-presidente Global de sustentabilidade da Paper.(Foto: Divulgação)

A Paper Excellence é uma fabricante diversificada de celulose e papel, incluindo papéis para impressão e escrita, embalagens e papéis especiais. Operando 58 fábricas no Canadá, França, Estados Unidos e Brasil, a companhia tem clientes em mais de 60 países, em todos os continentes do planeta. Em 2023, a Paper Excellence finalizou a compra da Resolute Forest Products, gigante norte-americana que opera 40 instalações e conta com um time de 7 mil pessoas. Com a Resolute integrada ao Grupo Paper Excellence, a empresa se tornou uma das 10 maiores do mundo na indústria de produtos florestais.

Liderada pelo indonésio Jackson Wijaya, fundador da Paper Excellence, a empresa manifesta interesse em ampliar seus investimentos no país nos próximos anos, mantendo o foco na sustentabilidade. Com 12,8 milhões de toneladas de papel e celulose produzidas todos os anos, 100% de suas operações florestais possuem certificação internacional, além disso 77% do seu consumo de energia vem fontes renováveis.

Conquistas

Em 2023, a Resolute Forest Products conquistou o prêmio de Diversidade e Inclusão do The Norns Awards, uma competição que contempla práticas de excelência e inovação ao redor do mundo. A empresa foi reconhecida pelas iniciativas de apoio à justiça, equidade e inclusão, bem como por criar um local de trabalho diverso e inclusivo para os funcionários.

“Esse reconhecimento reforça nosso compromisso de fazer do Grupo Paper Excellence uma referência para o setor em termos de cultura mais diversificada, equitativa e inclusiva”, diz Sabrina de Branco, vice-presidente Global de sustentabilidade da Paper.

Além da bem-sucedida política de diversidade implementada pela Resolute, existem outros bons exemplos sobre o tema dentro do grupo Paper Excellence, como as iniciativas da operação Domtar, nos Estados Unidos, que também abrangem ações de DEI, e o programa robusto sobre o tema que está em desenvolvimento pela Paper Exellence Canadá, com atenção especial para os povos indígenas.

A companhia já havia conquistado no Canadá o prêmio BC Cleantech Awards, um reconhecimento pelas iniciativas da companhia que impulsionam a inovação da tecnologia limpa como solução sustentável e contribuem para combater as mudanças climáticas.

Embalagem ecológica

A Resolute Forest também conquistou o troféu Stevie® Award no 20º Annual International Business Awards® (IBAs), em reconhecimento às práticas inovadoras de sustentabilidade empreendidas no Canadá.

A empresa foi premiada por desenvolver um novo filamento de celulose que pode substituir os filmes plásticos usados em várias aplicações diárias, principalmente em embalagens de pães e outros alimentos frescos. A embalagem de origem 100% biológica é produzida na fábrica de papel Kénogami, em Saguenay, na província canadense de Quebec.

“Criar alternativas inovadoras e, ao mesmo tempo, sustentáveis para nossos produtos é um desafio constante que levamos a sério”, diz Sabrina de Branco. “Iniciativas como essa marcam nosso compromisso com uma agenda ESG que se reflete na prática com benefícios para o meio ambiente e para a sociedade”, finaliza.

Investimentos

No segundo semestre de 2023, Jackson Wijaya manifestou a governadores do Brasil que pretende aportar US$ 4 bilhões no país nos próximos anos. Há planos de construção de uma segunda fábrica para a companhia, em Mato Grosso do Sul, que dobraria a atual produção. De acordo com Claudio Cotrim, CEO da Paper Excellence no Brasil, com base em uma expertise global, a companhia trabalha para realizar novos investimentos e contribuir para a continuidade do crescimento da companhia brasileira e, principalmente, de suas qualificadas pessoas.

“Estou à frente da Paper Excellence há sete anos e não paramos de crescer. Aumentamos nossa produção de papel e celulose, geramos empregos e fizemos aquisições estratégicas, em linha com a responsabilidade de ser uma das maiores e mais diversificadas empresas do mundo no setor”, destaca Cotrim.

“É por isso que a Paper quer seguir investindo e gerar empregos no Brasil. Somos uma empresa que performa e melhora a cada ano. Tudo isso, graças ao trabalho incansável e excelente dos colaboradores”, conclui a liderança.