Ambipar ultrapassou a marca de 40 países que contam com suas operações

Empresa é líder global em soluções ambientais e iniciativas ESG.

051024 Tercio Borlenghi_Ambipar 05_crédito DivulgaçãoTercio Borlenghi, CEO da Ambipar. (Foto: Divulgação)

O comprometimento com a sustentabilidade tornou-se assunto de relevância para empresários brasileiros. É o que aponta a última edição do International Business Report (IBR), relatório trimestral divulgado pela Grant Thornton, o qual destaca que 71% das empresas de médio porte brasileira consideram investimentos em iniciativas ESG como prioridade. Segundo o levantamento, o mercado nacional está à frente em comparação às médias da América Latina, de 56%, e global, de 58%.

Agenda ESG

As ações da Ambipar, multinacional brasileira líder global em soluções ambientais, agora são reconhecidas como ações verdes pela B3, a bolsa do Brasil, e certificadas pela Standard & Poor’s (uma das maiores agências de classificação de risco do mundo). Com isso, a companhia se torna a primeira empresa privada da América Latina e a segunda empresa do Brasil a receber o certificado. Para  receber a designação de ação verde, a Ambipar atendeu aos critérios da B3, conforme auditoria da S&P, entre eles ter mais de 50% da receita bruta anual derivada de negócios verdes, assim como investimentos e despesas operacionais com a mesma classificação acima dos 50% e menos de 5% do faturamento bruto oriundo de combustíveis fósseis.

A Ambipar é uma multinacional brasileira líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental, presente em 40 países e com mais de 20 mil colaboradores. A empresa também consolidou as áreas de economia circular e gestão de resíduos, permitindo uma visão unificada e o fortalecimento da estratégia de maximizar o aproveitamento de resíduos industriais e pós-consumo. A Ambipar planeja continuar sua expansão no Brasil e no exterior, destacando-se pelo crescimento sustentável e a inovação no setor ambiental

Empresa global

Ao abrir seu primeiro escritório nos Emirados Árabes Unidos, na região do Golfo Pérsico, em novembro, a Ambipar ultrapassou a marca de 40 países que contam com suas operações e serviços. O objetivo é estar próximo de potenciais clientes do Oriente Médio e Norte da África para apresentar seu portfólio de soluções ambientais, incluindo as de economia circular. Os Emirados Árabes Unidos têm adotado medidas para promover circularidade, entre elas a expansão da infraestrutura de reciclagem, com uma meta de retirar 75% dos resíduos dos aterros
até 2030.

O país também tem o objetivo de se tornar net zero até 2050. A unidade dos Emirados Árabes Unidos da Ambipar irá funcionar em Abu Dhabi. Com 500 bases operacionais instaladas globalmente, a empresa é pioneira em diversos produtos e serviços e referência no mercado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com mais de 25 patentes e 50 prêmios de inovação nacionais e internacionais.

Com um investimento de US$ 25 milhões, no primeiro semestre a companhia também expandiu sua presença no Chile com o lançamento da maior planta de economia circular do país. Localizada em Santiago, no setor industrial de Quilicura, a primeira fase do projeto estima reciclar mais de 60 mil toneladas de resíduos por ano, com uma taxa de recuperação superior a 90%. A nova planta industrial irá gerar cerca de 260 empregos diretos e indiretos e proporcionará uma solução para a classificação e pré-tratamento de resíduos sólidos de diversos setores industriais e embalagens domésticas vinculadas aos Sistemas de Gestão REP, que serão convertidos em materiais adequados para a reciclagem e geração de energia.

O novo centro de classificação de resíduos conta ainda com processos de compostagem, produção de ração animal, biodigestão e geração de energia por meio da capacidade de produzir combustível derivado de resíduos (CDR) a partir da fracção não reciclável.

Novo marco

Já no Brasil, a Ambipar inaugurou em novembro a maior planta de mineração urbana da América Latina, com foco na manufatura reversa de eletrônicos e linha branca. Localizada em São José dos Campos (SP), a nova unidade teve sua capacidade ampliada de 30 mil toneladas para 80 mil toneladas de eletroeletrônicos por ano. Ao todo, a unidade já recebeu R$ 100 milhões em investimentos.

A unidade da Ambipar já processava materiais eletrônicos de pequeno e médio porte e com a expansão e as novas tecnologias implantadas, passa a descaracterizar equipamentos de médio e grande porte, como fogão, máquina de lavar e micro-ondas, além de produtos da linha marrom, azul e verde. Neste processo, são separados sete tipos de matérias-primas como plástico, ferro, alumínio, cobre, latão, placas eletrônicas e inox, e que são reinseridos no mercado para a fabricação de novos produtos (economia circular).

Em aparelhos onde são armazenados dados sigilosos, como computadores e celulares, todo o processo de manufatura reversa preza por garantir segurança ao cliente, com trituração dos aparelhos nas dimensões de 1 a 8 milímetros e de 10 a 35 milímetros para os demais eletrônicos. Desta forma, os dados são eliminados. Todo o processo de descaracterização é filmado e auditado pelos clientes e Ambipar. A expansão da planta está em linha com os desafios da economia circular no Brasil.