Juliana Pereira, da Montblanc: 'O desafio das marcas de luxo é conseguir ter um atendimento e uma presença de marca ominichannel'

Montblanc reinaugura sua principal boutique em São Paulo e aposta no e-commerce para fidelizar as novas geraçõe.

Juliana Pereira_5 (2)Juliana Pereira, country manager da Montblanc no Brasil. (Foto: Divulgação)

Sinônimo de excelência em artesanato e design, a Montblanc tem ultrapassado os limites da inovação desde que a Maison revolucionou a cultura da escrita em 1906. Engenhosidade e imaginação continuam a ser as forças motrizes da Maison hoje, à medida que avança sua expressão de fino artesanato em diversas categorias de produtos: instrumentos de escrita, relógios, artigos de couro, novas tecnologias e acessórios. O icônico Emblema Montblanc tornou-se o selo definitivo de desempenho, qualidade e uma expressão de estilo sofisticado, ganhando no país verdadeiros seguidores e fãs da marca.

Há mais de 10 anos na Montblanc Brasil, Juliana Pereira construiu uma sólida carreira em diversas áreas da companhia. Há pouco menos de um ano, assumiu a liderança da marca no Brasil, sendo a primeira mulher a ocupar este posto no país. Graduada em Letras pela USP e com MBAs em Trade Marketing/ Comercial e em Gestão Global de Marketing, Juliana também liderou diversos projetos no Brasil e no exterior.

Visão propositiva

Desde muito jovem, era apaixonada pela arte de escrever e sonhava em se tornar escritora. Hoje, ela lidera a empresa responsável pelo instrumento de escrita mais famoso do mundo. “O fato de eu estar na companhia há mais de uma década, e passar por várias áreas, e sempre com o pé na comunicação e no marketing, me trouxe uma visão 360 do negócio. A experiência me deu confiança de aceitar o desafio de encarar uma posição onde as decisões são tomadas. O fato de conhecer a operação me trouxe essa tranquilidade para poder contribuir para os próximos capítulos da companhia no Brasil”, afirma.

Responsável por desenvolver a plataforma de e-commerce da marca no país, para Juliana, o marketing e a comunicação são áreas que representam a alma de um negócio como a Montblanc. “Ficamos envolvidos em todos os canais de venda, o que permeia também todo o planejamento estratégico. Por meio da comunicação e do marketing, conseguimos traçar também o rumo da empresa e como a companhia vê e é percebida no mercado. O fato de ter minha base de experiência nessas áreas me proporcionou uma visão do negócio de dentro para fora”, finaliza.

Como uma marca tradicional e afetiva olha para novos públicos e segmentos?

A Montblanc tem sempre uma novidade, por se tratar de uma marca que é multicategoria, temos muitos acessórios e produtos para cada momento da vida do cliente e costumamos dizer que o produto Montblanc é um companheiro para a vida toda. Com isso, acredito que, assim como as outras marcas, sempre buscamos ampliar a nossa rede de alcance. Hoje, a Montblanc é bem consolidada como uma marca de presentes e, principalmente, como um instrumento de inscrita, mas o que percebemos como estratégia global, e aqui no Brasil, é que as outras categorias ganham destaque e um aumento de percepção que cresce potencialmente. Uma é a categoria de acessórios e artigos em couro que vai desde um porta cartão a uma mala de viagem. Outra divisão são os nossos relógios, que conseguimos abordar clientes de gamas e segmentações diferentes. O público feminino também começa a descobrir uma Montblanc que não é só para presentear, mas uma Montblanc que é para autoconsumo. Já na relojoaria, os modelos mais esportivos atraem um público consequentemente mais jovem, não em faixa etária, mas em estilo de vida.

Qual a importância do e-commerce da marca no Brasil?

Termos clientes que não fazem questão de ter o contato presencial nas boutiques da marca, mas são extremamente exigentes. Temos orgulho de ter liderado esse canal, de ter trazido esse projeto do e-commerce da Montblanc para o Brasil em 2017. Por se tratar de um país continental, fazia muito sentido desenvolver essa plataforma para estar próximo do cliente, não só no Sudeste ou nas capitais que temos a loja física ou parceiro que representa a Montblanc. O desafio das marcas de luxo é conseguir ter um atendimento e uma presença de marca ominichannel e, cada vez mais, dedicar tempo para quando o contato entre a equipe e o cliente aconteça, seja para engrandecer a experiência de marca. O foco é transformar esse contato one to one em um momento de aproximação. A empresa quer e continua investindo no Brasil, onde temos uma presença de longa data e o crescimento vai muito ao encontro da elevação da marca,