Jonas Laurindvicius: O cliente está no centro de tudo o que fazemos e é por isso que apostamos na omnicanalidade

Após atingir a marca histórica de R$ 1 bilhão em vendas on-line, Grupo DPSP prevê abertura de mais 130 novas lojas físicas ao longo deste ano

Jonas Laurindvicius_15O presidente da Drogaria São Paulo, Jonas Laurindvicius. (Foto: Divulgação/Revista LIDE)


Reconhecida como uma das principais e tradicionais redes de farmácias do país, a Drogaria São Paulo, completou 80 anos no mês de janeiro. A primeira loja foi fundada em 1943 por Thomaz de Carvalho no centro de São Paulo. A rede tornou-se pioneira no atendimento farmacêutico 24 horas, pela contratação de mulheres e na concessão de descontos exclusivos para aposentados. Durante os anos seguintes, a marca seguiu inovando e expandindo suas operações e serviços pelo país, com uma jornada completa de saúde, beleza e bem-estar.

Para marcar o período de solidez da companhia, o Grupo anuncia a projeção da abertura de 130 novas unidades em 2023, em comparação com as 70 inaugradas em 2022. Traçando detalhes sobre a expansão, a presença se mostra ainda mais forte nos estados de Pernambuco e Mato Grosso. Além disso, o Grupo busca aumentar a sua capilaridade em regiões e grandes centros urbanos, em que já está presente há mais tempo, ampliando o público.

“Nosso objetivo é que cada loja aberta seja muito mais que um ponto de venda e, que além disso, contribua para gerar mais empregos, movimentar a economia do município e, sobretudo, para que ofereça as melhores soluções de saúde e bem-estar para nossos clientes”, afirma Jonas Laurindvicius, CEO do Grupo DPSP.

Em todos os lugares

O Grupo também relançou seus aplicativos, com funcionalidades para toda a jornada de compra e um modelo de personalização que prevê ofertas e descontos exclusivos. “Somos phygitais e nossa evolução também é. Investimos tanto na capilaridade física por meio da abertura de novas lojas quanto no aprimoramento dos canais digitais de atendimento. O cliente está no centro de tudo o que fazemos e é por isso que apostamos na omnicanalidade, na qualidade e na proximidade com o consumidor”, finaliza o CEO.

A companhia bateu a marca de R$ 1 bilhão de vendas em seus canais digitais em 2022, valor que representa alta de mais 56% em comparação ao ano anterior. Para este ano, o Grupo aposta no desenvolvimento de seu marketplace, que vai reunir parceiros como Multilaser, Polishop, Mundo Verde, Integralmédica, entre outros, um verdadeiro ecossistema de soluções de saúde e bem-estar no Brasil.

Além disso, a empresa estima ter um crescimento de mais 30% de vendas nos canais próprios das ban- deiras Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. A expectativa de comercialização via aplicativos e sites foi superada em 20% neste ano, refletindo os avanços da companhia na transformação digital focada em relacionamento omnicanal com seus clientes. O Grupo DPSP mantém ainda parcerias com o iFood, Rappi e Conershop. Todos esses canais somados já respondem por 10% do faturamento anual da empresa, cerca de R$ 13,5 bilhões.

Conversão

Cristiano Hyppolito_2Cristiano Hyppolito, CDO do Grupo DPSP: aposta estratégica no e-commerce favorece crescimento. (Foto: Divulgação)


Desde 2020, foi percebida uma evolução expressiva nas vendas on-line, tanto pela demanda quanto pelo aprimoramento dos serviços. Com foco na usabilidade, a taxa de conversão do e-commerce aumentou mais de 40% – somente em 2022. Este resultado também foi potencializado com o relançamento dos aplicativos, que passaram a contar com novas funcionalidades para oferecer experiência phygital aos clientes, como modelo de fidelidade para ativação de ofertas personalizadas e descontos exclusivos em loja, com a possibilidade de compra virtual para retirada presencial na unidade mais próxima.

“O crescimento que tivemos no ano passado, é resultado do trabalho que realizamos para melhorar cada vez mais o atendimento a nossos clientes, dentro e fora da loja. Integramos nossos canais de atendimento e assim conseguimos oferecer uma experiência verdadeiramente omnicanal e uma jornada de compra fluida e positiva. Estamos ao lado do cliente onde quer que ele esteja, prontos para oferecer soluções de saúde e bem-estar”, afirma Cristiano Hyppolito, CDO do Grupo DPSP.

Amplo cuidado

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Além de um olhar atento para as demandas dos clientes, a rede investe no aprimoramento de seus colaboradores por meio da criação de programas que promovem o aperfeiçoamento profissional, como o Graduação Farma, e em projetos de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) e cursos de formação e desenvolvimento, todos promovidos em parceria com instituições sociais, por meio de sua universidade corporativa, exemplo percebido pelo lançamento do Edu-log curso gratuito de logística farmacêutica.

Já na frente social, uma importante conquista para a empresa é a ampliação das suas ações de voluntariado, que integram o SER+, programa do Grupo DPSP que busca promover iniciativas eficientes, socialmente responsáveis e ecológicas A iniciativa tem foco nos idosos e oferece assistência e realiza doações para a população. Hoje, já foram atendidos mais de 2,6 mil idosos em 13 instituições nas 10 Unidades Federativas onde as redes da companhia estão presentes, com o apoio de 650 profissionais do grupo.


Crescimento geográfico

As novas unidades foram implantadas em sete estados, com destaque para a estreia no Mato Grosso, onde cinco primeiras lojas da Drogaria São Paulo chegaram a Cuiabá. A rede também cresceu na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. No total, 49 cidades passaram a contar com os serviços da Drogarias Pacheco ou da Drogaria São Paulo.