Gestão rigorosa e Inovação: Como o Porto Bank está reinventando o setor financeiro

Em entrevista exclusiva, o CEO revela os planos do banco e os desafios para ampliar a base de clientes.

Marcos-Loucao-CEO-da-Porto-Seguro-Bank_Marcos Loução, CEO do Porto Bank, aponta que banco deve seguir a estratégia de diversificação de produtos. (Foto: Divulgação)

O Porto Bank, criado em 2022, é a unidade de negócio que consolida os produtos e soluções financeiras do Grupo Porto. Possui R$ 17,5 bilhões em ativos de crédito, R$ 4,8 bilhões em receitas e 3,9 milhões de clientes, sendo líder em fiança locatícia, a maior empresa de consórcio de imóvel e um dos maiores emissores de cartão de crédito do país, além de Best in Class pelas bandeiras Visa e MasterCard.

Recentemente, a companhia anunciou novidades no seu portfólio de cartões de crédito, consolidando-se como uma das melhores opções do mercado em todas as variantes. A mudança tem como foco aprimorar os benefícios oferecidos aos clientes, tornando os cartões ainda mais vantajosos e acessíveis. O objetivo do Porto Bank com a iniciativa é oferecer um cartão que realmente atenda às necessidades dos clientes, com benefícios superiores e maior flexibilidade.

“Em 2025, com a estratégia de alavancar o relacionamento com o cliente, damos mais um passo no fortalecimento do Cartão Porto Bank. O novo portfólio de cartões foi desenvolvido para ser o principal meio de pagamento dos clientes do ecossistema Porto com soluções que melhoram a sua experiência em todos os momentos, seja em viagens, cuidados com o carro ou no dia a dia, afirma Marcos Loução, CEO do Porto Bank.

Qual o principal público do banco neste momento e quais segmentos a instituição deverá focar seus esforços nos próximos anos?

Com proposta de valor para os segmentos de média e alta renda, nos estruturamos para ser a melhor opção financeira para os clientes do ecossistema Porto, declarando como foco o crescimento da carteira de crédito. Oferecemos um portfólio composto por soluções de crédito (Cartão, Empréstimos, Financiamentos e Fiança locatícia) e soluções de acúmulo (Consórcio, Capitalização como garantia locatícia), sempre prezando por um atendimento integrado, evolutivo e atencioso.

Para os próximos anos, o Porto Bank seguirá evoluindo na diversificação de produtos, incluindo o lançamento de soluções para o público PJ PME Porto, no fortalecimento da marca, fortalecendo a integração de jornadas de pagamento para todos os negócios do ecossistema Porto, criando experiências fluidas e personalizadas, facilitando o dia a dia, com soluções financeiras seguras e aderentes à essência Porto.

Na esfera digital, quais são os principais diferenciais do Banco e quais são os próximos investimentos?

O Porto Bank tem como diferencial a integração entre seus produtos financeiros, os seguros e serviços da Porto com benefícios exclusivos. Além disso, investimos constantemente em tecnologia para aprimorar a jornada digital, desde a contratação de produtos até o atendimento, porque acreditamos que quanto mais simples, melhor.

A Porto tem hoje 18 milhões de clientes. Desses, 3,8 milhões utilizam o aplicativo, sendo que quase 90% deles são clientes do Porto Bank. Fizemos um grande trabalho em levar para o aplicativo toda a facilidade e conveniência que o cliente precisa para resolver tudo digitalmente. Isso também alavanca nossos resultados. Os clientes Porto Bank podem, por exemplo, parcelar compras à vista, solicitar tag gratuita e sem mensalidade, pagar todos os seus débitos veiculares, como IPVA, multas, licenciamento, diretamente pelo app.

Entre os próximos investimentos, destacam-se a evolução da experiência do usuário no app Porto, com a ampliação da oferta de serviços financeiros digitais como o empréstimo com garantia de veículos e o desenvolvimento do segmento PJ com foco no PME do ecossistema Porto.

De forma geral e, apesar do cenário desafiador, os Bancos têm apresentado ótimos resultados. Ao que devemos tamanho potencial e bons números?

Os resultados positivos do setor bancário refletem uma combinação de fatores, incluindo a digitalização acelerada, a diversificação dos produtos financeiros e a adoção de modelos mais eficientes de crédito e pagamento.
No caso do Porto Bank, mantemos o foco no cliente e chegamos a resultados bastante expressivos. A receita avançou 21% no 4T24 vs. 4T23, com crescimento em todas as linhas de produtos: Consórcio (+35%), Capitalização (+21%), Riscos Financeiros (+16%) e Cartão, Financiamento e Empréstimos (+15%).

Além do crescimento em receitas, trabalhamos na melhoria contínua do índice de eficiência evidenciando gestão rigorosa e controle eficaz de despesas sem abrir mão de investimentos para o crescimento.
A combinação de receitas, eficiência e gestão do risco resultou em um crescimento de 53% no lucro líquido anual com relação a 2023, com ROAE de 26,0%.

Vale destacar que mantemos um ROAE acima de 20% desde do início do Porto Bank. O crescimento se deve ao fortalecimento da base de clientes, ao aprimoramento da eficiência operacional e à oferta de soluções financeiras integradas ao ecossistema Porto, além dos benefícios inovadores como o IOF zero que posicionou o nosso cartão como um dos melhores cartões do mercado para o viajante.

É possível continuar inovando na velocidade exigida por clientes e pelo próprio mercado?

Sim, com certeza. A inovação faz parte do DNA da Porto e seguimos investindo fortemente em tecnologia para oferecer soluções cada vez mais ágeis e eficientes, sempre centradas na necessidade do cliente. Buscamos garantir que novos produtos e benefícios sejam desenvolvidos e lançados, mantendo a competitividade, experiência e a satisfação dos nossos clientes.

Além disso, o cartão, que é o nosso principal produto no relacionamento com o cliente, também apresentou uma importante agenda de evolução e inovação em 2024. Fomos best in class em autorização, momento que tem o potencial de gerar a maior fricção na experiência do cliente, com um dos menores índices de fraude do mercado.
Continuaremos expandindo com foco em inovação e fortalecendo a integração de jornadas de pagamento para todos os negócios do ecossistema Porto, criando experiências fluidas e personalizadas.

Como o banco tem atuado no crédito?

Nossa carteira de crédito, com cartão, empréstimos e financiamentos chegou a R$ 19,2 bilhões. O Porto Bank vem ampliando sua atuação no mercado de crédito com foco na segurança e na personalização das ofertas. Recentemente, realizamos ajustes em nosso portfólio para oferecer produtos mais alinhados ao perfil e às necessidades dos clientes, com foco no cliente do ecossistema Porto.

Tivemos espaço também para inovação, com IOF zero no cartão de crédito, lançamento da Conta Pessoa Física e crescimento robusto em crédito com garantia de veículos. Mantivemos a liderança em consórcio de imóvel e, também, em garantias locatícias. Também temos investido na análise de dados e na inteligência artificial para tornar a concessão de crédito mais precisa, garantindo que nossos clientes tenham acesso a condições mais vantajosas e sustentáveis.

Nossa prioridade também é fortalecer a integração de jornadas de pagamento para todos os negócios do ecossistema Porto – Porto Seguro, Porto Bank, Porto Saúde e Porto Serviço, criando experiências fluidas e personalizadas para os clientes.

Com os diferentes meios de pagamento, incluindo o PIX Parcelado, o mercado de cartões ainda tem espaço para crescer? Quais os últimos investimentos do Banco?

O mercado de cartões continua crescendo e se reinventando, mesmo com a popularização do PIX Parcelado e outras formas de pagamento. No Porto Bank, temos investido na revitalização do nosso portfólio de cartões, tornando-os ainda mais atrativos para os clientes. Além disso, estamos aprimorando benefícios, como isenção de IOF em compras internacionais, condições especiais para corretores adquirirem produtos financeiros e melhorias na experiência digital. Esses investimentos reforçam nosso compromisso com o cuidado e a proximidade com clientes e parceiros.

O PIX e o cartão possuem características e benefícios que possibilitam ao cliente escolher o que melhor se adequa ao seu perfil e momento de uso. Por isso, o conhecimento do cliente, as experiências hiper personalizadas e os programas de benefícios devem ser utilizados de forma inteligente para capturar a preferência do cliente.
Mais importante do que a principalidade em um meio de pagamento ou outro, é a relação do cliente com a instituição.

O Banco pretende ampliar sua base de clientes por meio de aquisições?

A expansão da base de clientes do Porto Bank tem sido impulsionada, principalmente, pela ampliação dos serviços dentro do ecossistema Porto, pela execução da nossa estratégia de fortalecimento de negócios core, como o consórcio e soluções de moradia, e do corretor como parceiro estratégico. A expansão do digital e o aprimoramento da qualidade e modelagem de riscos também têm sido fundamentais para o aumento de clientes.

Aquisições não são descartadas, mas nosso foco segue na expansão sustentável por meio da digitalização e da personalização dos produtos financeiros. O objetivo é continuar fortalecendo essa relação de cuidado com clientes e parceiros, sempre oferecendo soluções inovadoras, acessíveis e que verdadeiramente façam a diferença na vida do nosso cliente.