Rodrigo Matheucci, da PetTech: Pioneira em analise genética de pets, startup auxilia médicos veterinários a traçarem planos preventivos

Mercado pet traz novidades por meio de investimentos em serviços, cosméticos e tecnologia veterinária.

Petlove - Fabiano Lima'A missão da divisão de saúde da Petlove é democratizar o acesso a serviços veterinários', afirma Fabiano Lima, CEO da Unidade Saúde da Petlove. (Foto: Divulgação)

Segundo a Pet Brasil, o Brasil é o segundo país no ranking de quantidade de animais domésticos de estimação. De 2020 para 2021 a população cresceu 3,6%, sendo 58,1 milhões de cães no país, seguidos de aves ornamentais (41 milhões) e gatos (27,1 milhões). E para prolongar a expectativa de vida e manter os pets mais saudáveis, a medicina veterinária tem avançado muito e novos serviços e tecnologias tem servido como grande aliada.

Hoje, o Grupo Petlove é reconhecido como líder no setor de planos de saúde pet para cães e gatos, contando com uma carteira de mais de 70 mil vidas, mais de 1200 redes credenciadas em mais de 30 regiões do país. Os planos da Petlove oferecem desde cuidados básicos para a saúde do pet (como consultas, principais vacinas, atendimento emergencial, exames laboratoriais e exames simples de imagem) e atendimento veterinário em domicílio até consulta com especialistas, cirurgias (incluindo castração), internações, exames cardiológicos e de alta complexidade, check-up anual e tratamentos complementares (como fisioterapia e acupuntura).

“A missão da divisão de saúde da Petlove é democratizar o acesso a serviços veterinários, oferecendo soluções para todos os perfis de clientes, com o objetivo de que os pets sejam mais felizes e saudáveis. São mais de 80 milhões de cães e gatos no Brasil e pesquisas apontam que apenas 0,15% deles possui um plano de saúde, número que evidencia um amplo espaço para crescimento, melhorias e inovações. Estamos 100% atentos a essas oportunidades”, explica Fabiano Lima, CEO da unidade de saúde da Petlove.

O projeto da holding é investir em novas frentes de negócios dentro desse nicho, como a venda de planos de saúde pet empresarial como benefício para os colaboradores, a exemplo do que faz internamente. Para os próximos dois anos, a expectativa da empresa é obter R$ 500 milhões em receita nesse segmento e dobrar o número de clientes até o final de 2022.

Maurício Silva_Diretor de Vendas ImexMaurício Silva, diretor da Imex Medical Group, a empresa vem investindo cada vez mais em oferecer soluções para o segmento veterinário. (Foto: Divulgação)

Avanços

Ainda de acordo com o Instituto Pet Brasil, no país o mercado pet - indústria, serviços e varejo - representa faturamento de R$ 51,7 bilhões. Juntando isso e a grande procura por serviços, as empresas passaram a investir em novas tecnologias para levar equipamentos e produtos cada vez mais modernos às clínicas e hospitais de pequenos animais.

O surgimento de novos equipamentos e recursos modernos incorporados à rotina dos veterinários, permitiu complementar o atendimento, o diagnóstico e o tratamento realizado aos animais. Outro ponto na modernização, é que os aparelhos foram diminuindo de tamanho para se tornarem portáteis e serem levados para atendimentos fora da clínica. Um exemplo dessas inovações está na empresa catarinense Imex Medical Group, do segmento de equipamentos de imagens, desenvolver um aparelho de ultrassom que pesa apenas 120 gramas, algo menor que certos modelos de celulares. Portátil, o equipamento permite que os exames sejam feitos em qualquer ambiente.

Segundo Maurício Silva, diretor de vendas da Imex Medical Group, a empresa vem investindo cada vez mais em oferecer soluções para o segmento veterinário. "Nós acreditamos muito no potencial deste mercado e como ele está se desenvolvendo. Observamos um crescimento exponencial de clínicas e hospitais e as empresas devem estar atentas a este movimento que busca por soluções cada vez mais acessíveis e práticas", salienta.

Rodrigo Matheucci2 CEO do Grupo DNA, Rodrigo Matheucci. (Foto: Divulgação)

No DNA

Após lançar a Healtech, DNA Club, e a EdTech, DNA School, o Grupo DNA, laboratório de biotecnologia especializado em análise genética, anunciou o lançamento da startup PetTech, que tem como expertise exames genéticos para cachorros e gatos, passando a ser a única startup do Brasil a oferecer testes, por meio do DNA, capazes de mapear predisposições a doenças para gatos.

De acordo com o CEO do Grupo DNA, Rodrigo Matheucci, os exames permitem avaliar a propensão a múltiplas doenças em um único teste, além de características associadas à sensibilidade a medicamentos. “O prognóstico de doenças hereditárias ajuda a cuidar do bem-estar do animal em todas as fases, assim é possível melhorar sua qualidade de vida. As informações genéticas auxiliam os médicos veterinários a traçarem planos preventivos personalizados e tratamentos eficazes, todos baseados em evidências. Assim, os cuidados de prevenção podem ser realizados antes que os sintomas sejam aparentes”, completa.

Segundo Matheucci, o produto também mapeia a sensibilidade a medicamentos comuns, que podem ser perigosos para alguns cães durante procedimentos de rotina, como castração. “O exame de raças e ancestralidade ajudam o tutor e o veterinário a entenderem melhor o comportamento do pet, facilitando os cuidados em casa e aumentando o carinho”, explica.

Amigo do trabalho

A BRF - uma das maiores empresas de alimentos do mundo -, abriu parte de seus escritórios para que colaboradores possam levar os seus pets para o trabalho. A ação, que reforça sua cultura pet friendly e faz parte do programa "Pets na nossa vida", iniciativa criada em 2021 incluindo uma série de benefícios para os tutores, começou por quatro escritórios corporativos da empresa: em Curitiba, no Paraná; Ivoti, no Rio Grande do Sul; Campinas, em São Paulo; além da unidade do Paraguai, em formato piloto.

611a70a1-9e8b-4956-a5f6-71cb65d160deA BRF PET nasceu com o objetivo de promover uma vida melhor para os pets. (Foto: Divulgação)

O tema "pet" se transformou em uma das prioridades da BRF, assunto que é liderado por sua mais recente divisão de pet food, a BRF Pet, dona de marcas como Biofresh, Balance, Guabi Natural e GranPlus. Criada com o propósito de contribuir para uma vida melhor das pessoas e o bem-estar animal, a subsidiária tem, com o projeto "Pets na nossa vida", o objetivo de inovar para atender às demandas dos colaboradores que são tutores de pet, promovendo cada vez mais o convívio multiespécie também dentro da companhia. Desde o último ano, com a crescente importância das marcas Pet na BRF, a empresa trabalhou em uma pesquisa interna e amostral com os colaboradores e identificou que quase 40% deles têm cão; 7,7% gato; e 8,5% cão e gato.

"A BRF PET já nasceu com o objetivo de promover uma vida melhor para os pets, proporcionando saúde para cães e gatos, além de inovação para os seus tutores, não só através dos nossos produtos, mas de todas as ações que realizamos", destaca Amanda Capucho, diretora da BRF PET.

Telemedicina para pets

O Conselho Federal de Medicina Veterinária aprovou em junho a regulamentação que permite a prática de telemedicina veterinária (resolução nº 1465). Nesse contexto, o veterinário Vinícius Meyer, CEO e fundador da Televets, startup que ajuda a transformar a relação de cuidado entre tutores e seus pets, explica sobre os principais pontos da prática de atendimento veterinário remoto.

“A regulamentação da telemedicina veterinária segue uma tendência de utilização das tecnologias que incrementam as práticas de atendimentos nos diversos setores da saúde. A conectividade com veterinários gera conhecimento ao tutor e este, consequentemente, passa a cuidar com mais critério dos seus pets, gerando saúde e qualidade de vida.”, explica Vinícius.

Veganos

A Capri Venture anuncia mais um projeto precursor no segmento pet: a startup pioneira em produtos veganos para cães, que visa democratizar o acesso de empreendedores e clientes finais aos produtos que proporcionam bem-estar sem agredir outros animais. A Cãez é uma companhia de liderança feminina, que oferece perfumes e cosméticos aliados à tecnologia de ponta, produzidos em um processo 100% sustentável.

Alaíde Barbosa, CEO da Capri Venture (1)2À frente da Capri Venture Builder, o grande desafio a ser enfrentado por Alaíde Barbosa, é digitalizar o mundo pet. (Foto: Divulgação)

Com o apoio da Capri, a startup visa expandir as vendas, atingir empresários que ainda não utilizam as vantagens do digital e contribuir com uma melhor qualidade de vida para os animais, por meio dos seus cosméticos veganos e hipoalergênicos. A marca oferece shampoos, hidratantes e condicionadores para cães no próprio site e prepara mais um lançamento: o shampoo vegano de 5 litros, desenvolvido especialmente para atender petshops.

Grande porte no varejo

  • Pioneira no conceito de megaloja com produtos para pet, casa e jardim, a Cobasi oferece o que é essencial para a vida do brasileiro. Com 36 anos, a marca tem mais de 160 lojas distribuídas em 13 estados no Brasil, que oferecem mais de 20 mil produtos. Entrega, também, comodidade de compra com seu e-commerce e aplicativo próprios.
  • O Grupo Petz é o maior e mais completo ecossistema do segmento pet brasileiro. A empresa possui mais de 180 lojas, nas 5 regiões brasileiras, incluindo mais de 140 centros veterinários, sendo 15 hospitais, que unem conhecimento científico para tratamentos de alta complexidade a equipamentos de última geração.