ARTIGO: O compromisso da logística com o setor de saúde

O desenvolvimento e a expansão do setor de saúde vêm transformando as necessidades das empresas desse segmento e também as expectativas dos pacientes em todo o mundo.


por Nadir Moreno*


A cada dia surgem novas oportunidades para apoiar os negócios da indústria de saúde e os pacientes que dependem de insumos ou medicamentos, através de soluções logísticas que permitem o transporte de mercadorias críticas que podem salvar a vida de muitas pessoas.

O desenvolvimento e a expansão do setor de saúde vêm transformando as necessidades das empresas desse segmento e também as expectativas dos pacientes em todo o mundo. Os avanços tecnológicos e as inovações, assim como, as mudanças nas demandas do mercado têm gerado modelos logísticos mais complexos que requerem um novo grau de eficácia, agilidade e flexibilidade.

Tanto as empresas farmacêuticas, como as de diagnóstico ou fabricação de dispositivos médicos estão focadas no progresso cientifico, com o objetivo de que seus produtos inovadores cheguem ao mundo o mais rápido possível. A execução efetiva de seus planos de negócios requer cadeias de suprimentos que possam se adaptar rapidamente a qualquer tipo de mudança e demanda.

Atualmente muitas das inovações biofarmacêuticas que salvam vidas, incluem tratamentos biológicos que precisam de um transporte especializado através de uma cadeia fria que garanta a integridade do produto contra variações de temperatura, além do cumprimento de procedimentos e regulamentações sanitárias que variam de país para país.

No Brasil, o transporte de produtos da indústria de saúde deve cumprir os regulamentos da Vigilância Sanitária Local e da ANVISA de acordo com as legislações vigentes, seguindo inclusive as boas práticas de fabricação.

Portanto, é cada vez mais importante para as empresas farmacêuticas otimizarem suas cadeias de suprimentos controladas. Principalmente quando consideramos o valor extremamente alto de muitos produtos biológicos, onde o manuseio incorreto pode resultar em graves impactos nos resultados do negócio.

A UPS reconhece os desafios dessa indústria e para ajudar a reduzir os riscos associados ao transporte e armazenamento de medicamentos e suprimentos médicos, está constantemente desenvolvendo e melhorando sua infraestrutura especializada, que inclui armazéns com ambientes de controle de temperatura e umidade, câmaras frias com temperaturas de 2°C a 8°C, licenças sanitárias para armazenamento e entrega de medicamentos controlados, narcóticos e psicotrópicos, bem como vacinas e soros.

Não é um pacote, é um paciente

Hoje em dia, os pacientes estão mais envolvidos e preocupados na tomada de decisões que afetam sua saúde, têm maiores expectativas sobre os prestadores de serviços médicos e se comportam mais como consumidores, pois as novas tecnologias lhes dão maior acesso às suas informações de saúde. Com isso, um dos maiores desafios para as empresas deste segmento é levar seus produtos aos pacientes, ao mesmo tempo em que melhora sua experiência.

Os sistemas de logística devem lidar de forma otimizada com os produtos desde o local de fabricação até a última milha, independentemente de que a última milha seja a casa de um paciente na cidade ou em uma área remota e de difícil acesso.
Por meio de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) global, que proporciona visibilidade de estoque com processos e relatórios padronizados, a UPS garante que os produtos médicos serão entregues em perfeitas condições, mantendo a cadeia fria nos transportes aéreo, marítimo, terrestre ou recentemente, com o uso de drones.

As empresas do setor de saúde devem ter um parceiro logístico que ajude a resolver suas necessidades comerciais e de sua cadeia de suprimentos, bem como ajudar a expandir para novas localidades, cumprir regulamentos que mudam constantemente, aumentar a visibilidade e atingir metas de crescimento.

A inovação no mundo da saúde está em constante movimento, e a ciência provavelmente nos surpreenderá em breve, superando os limites do que antes pensávamos ser impossível. A UPS, uma empresa líder em logística global, está empenhada em ser uma empresa que continua inovando de forma rápida

Para maiores informações, visite: https://www.ups.com/br/pt/services/healthcare.page

Nadir (3) Nadir Moreno é presidente da UPS do Brasil.