Mais da metade das empresas alega aumento de preocupação com fraudes em 12 meses
Foram 3,4 mil diligências a cada milhão de habitantes, totalizando 756.576 no mês, segundo pesquisa da Serasa Experian.
Empresas estão mais preocupadas com fraudes e segurança. (Foto: Unsplash)
A preocupação com as fraudes no Brasil cresceu para 58% das empresas em 12 meses. Isso é o que mostra uma pesquisa feita pela Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude.
Na visão por portes, a proporção é ainda maior: 68% das grandes empresas declararam estar mais atentas sobre o assunto do que o ano passado e elas são, inclusive, as mais conscientes sobre a importância da prevenção contra criminosos: “Proteção de Operações Fraudulentas” (35%), em 2024, é o segundo objetivo das companhias, atrás, apenas, de “Conquistar Mais Clientes” (45%).
Ainda em relação ao crescimento geral da preocupação sobre fraudes, o levantamento indicou que houve impacto na previsão orçamentária das empresas entrevistadas, mudando a prioridade dos investimentos com fraude de quinto lugar, em 2023, para terceiro, em 2024.
Ao sofrerem algum tipo de tentativa de fraude, as empresas demonstraram preocupação com questões relacionadas à segurança da informação, principalmente, ao “Vazamento de Dados de Clientes” (49%) e “Perdas Financeiras” (48%), seguidos por “Vazamento de Dados Próprios” (39%), “Inadimplência” (35%), “Roubo de Informações Estratégicas” (34%), “Fraude de Identidade” (28%) e, por último, a “Perda de mercadorias” (16%).
Para o Diretor de Prevenção e Autenticação à Fraude, Caio Rocha, “a tecnologia permitiu que as empresas se conectassem globalmente, expandissem seus mercados e alcançassem clientes de maneira mais eficiente. Mas ao mesmo tempo, a digitalização também abriu portas para fraudadores aprimorarem seus golpes. Hackers e grupos criminosos estão cada vez mais sofisticados, explorando vulnerabilidades em sistemas, redes e aplicativos.
Por isso, as empresas devem reconhecer a importância crítica de se tornarem mais conscientes sobre fraudes e a proteção em camadas é fundamental para mitigar os riscos e garantir a segurança das operações e dos clientes. Investir em estratégias robustas de prevenção e detecção é essencial para a sustentabilidade e a confiança das organizações”.
Atenção em todas as camadas de proteção
Para se prevenirem das fraudes, a pesquisa revelou, ainda, que as empresas consideram as camadas essenciais, sendo as principais “Análise de Documentos” (49%), “Análise de Score de Clientes” (36%), “Análise de Score das Empresas” (28%), “Análise de operações de cartões de crédito” (22%) e “Análise de Dispositivos” (19%). Confira o ranking completo: