Gestão da reputação é foco de 88% das ações de comunicação das empresa, revela pesquisa da Aberje
Estudo foi realizada pela Aberje em parceria com a Cortex, trazendo questões sobre a gestão das ações de Comunicação, e as intersecções entre a área de Comunicação e sua Cultura de Dados.
Estudo foi realizada pela Aberje em parceria com a Cortex, trazendo questões sobre a gestão das ações de Comunicação, e as intersecções entre a área de Comunicação e sua Cultura de Dados. (Foto: Divulgação)
A Aberje divulgou o resultado da segunda edição da pesquisa “Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação”. O estudo teve por objetivo conhecer o atual estado da arte da mensuração e utilização da inteligência artificial nos processos de comunicação e estabelecer as suas relações com a Cultura de Dados presente hoje nas áreas de Comunicação das Organizações.
O resultado do estudo revelou que a atuação das ações de comunicação das organizações têm como foco: a gestão da reputação e de valor da marca junto ao público externo (88%); a prevenção e gestão de crises de reputação junto a todos os públicos (81%), a gestão do engajamento das equipes e da coesão do público interno (69%); a gestão do posicionamento da organização em relação à ações de ESG (67%) e a definição de estratégias de negócio e de posicionamento de mercado (60%).
Em relação aos objetivos estratégicos das organizações, que mais estão conectados às ações de comunicação, os principais temas apontados foram : o aumento do engajamento dos funcionários (77%); a agenda ESG (75%); as crises de reputação (75%) e o aumento da participação da organização no mercado (70%). Os problemas relacionados aos funcionários (27%) é o que está menos conectado às ações de comunicação.
De forma geral, todos os processos de comunicação utilizam dados sistematizados para a tomada de decisão nas organizações, com destaque para a comunicação digital (87%); publicações digitais (72%); reputação corporativa (68%); relacionamento com a imprensa (68%) e valor da marca (67%).
“Uma das perguntas da pesquisa foi sobre a utilização de dados sistematizados, com que frequência se utiliza na comunicação e, obviamente, os resultados mostraram que eles estão mais relacionados à comunicação digital. Os processos que tiveram índices menores, como relações com investidores e acionistas, por exemplo, que foi de 38%, não significa que sejam processos que não se utilizam de dados sistematizados, mas que eles não estão diretamente subordinados e ligados à área de comunicação das organizações”, revela Carlos Ramello, coordenador do núcleo de pesquisas da Aberje.
A pesquisa foi realizada pela Aberje em parceria com a Cortex, referência em inteligência de dados. Foram tratadas questões sobre a gestão das ações de Comunicação, e as intersecções entre a área de Comunicação e sua Cultura de Dados, em relação à origem dos dados, sua arquitetura, governança e integração. Também foram desenvolvidas questões sobre as métricas aplicadas, na avaliação das ações de Comunicação, e a sua relação com as metas definidas para a área. Por fim foram abordados os temas sobre a utilização da inteligência artificial e a intensidade, abrangência e frequência da aplicação de elementos de mensuração em atividades de Comunicação nas Organizações.
Mantendo, praticamente, os mesmos resultados, em relação à pesquisa anterior (2023), as áreas de comunicação da maioria das empresas participantes, 52%, se enquadram em nível intermediário em relação à cultura de dados. Em 2023 esse número foi de 51%. Este ano, 32% das áreas de comunicação estão posicionadas em um nível básico (em 2023 eram os mesmos 32%) e 14% já estão posicionadas em um nível avançado com relação à cultura de dados (em 2023 eram 11%).