Ambipar apresenta robô que apaga incêndios por até 10 horas
Equipamento desenvolvido pela empresa é uma das tecnologias usadas no combate aos incêndios pelo país e joga mais água que caminhão dos Bombeiros; Ambipar também é a responsável por fazer a compensação de carbono de todo o evento.
STW Response, novo robô de combate a incêndios florestais, tem autonomia de operação de 10 horas. (Foto: Divulgação)
A Ambipar apresentou, durante a ROG.e 2024 (antiga Rio Oil & Gás), o STW Response, novo robô de combate a incêndios, criado pela Ambipar Response, subsidiária da Ambipar focada em gestão de crise e respostas a emergências ambientais.
Com autonomia de operação de 10 horas, o novo robô é uma das tecnologias que a Ambipar desenvolveu para combater os incêndios florestais, recorrentes no Brasil. O equipamento, resultado do investimento contínuo da companhia em Pesquisa e Desenvolvimento, é um dos mais modernos e o único no mundo aprovado para atuar em zonas classificadas, como a indústria de óleo e gás.
O STW Response apresenta uma série de avanços que superam o modelo anterior produzido para atuação na indústria. Com tecnologia e desenvolvimento 100% brasileiros, ele é feito com materiais e componentes específicos, suportando temperaturas de até 600º C por até 15 minutos.
Com um novo sistema, o robô pode ser operado por controle remoto a até 300 metros de distância, com o retorno do sinal via Wi-Fi. Isso permite que toda a sala de controle também tenha acesso às imagens e acompanhe a operação em tempo real. O equipamento tem câmeras frontal, traseira e lateral, além de uma noturna e térmica.
O STW Response, além de trazer o que há de mais inovador para o mercado global de respostas a emergências, está diretamente ligado à essência da Ambipar Response de oferecer soluções ágeis e eficazes para o atendimento aos chamados envolvendo acidentes com produtos químicos e poluentes que afetam a saúde, meio ambiente e o patrimônio.
O robô da Ambipar ainda conta com um mecanismo de deslocamento que não utiliza borracha, e sim uma liga de bronze e alumínio, que não produz faíscas no chão. Também utilizado em incêndios industriais e de tanques, isso permite o acesso da máquina a um local com vazamento de combustível sem colocar ninguém em risco.
Como o equipamento é preparado para diversos cenários, é possível combater incêndios com espuma, água e pó químico seco, este a partir de um sistema operado por um canhão de ataque rápido, único no mundo, no qual o jato lança até 90kg desse pó a 20 metros de distância.
Outro diferencial do STW Response é que, com a pressão, joga até 32 mil litros de água por minuto, enquanto um caminhão do Corpo de Bombeiros armazena, dependendo do tamanho, de 5 a 15 mil litros totais no veículo.
"É o maior fluxo de água num sistema robótico do mundo. Em uma situação normal, seriam necessários pelo menos 10 profissionais para lançar esse mesmo volume de água”, diz Rafael Espírito Santo, CEO da Ambipar Response.
Uma equipe de brigada demora de 10 a 15 minutos para se preparar para uma chamada de incêndio, enquanto o robô pode fazer esse atendimento no mesmo instante em que o alerta é acionado. O equipamento ainda é resistente a impactos, como o de pedaços de construção que caem de uma edificação e dispõe de bateria de última geração feita de fosfato de ferro-lítio. Fator que garante a durabilidade do equipamento por até 20 mil ciclos de operação de carga e descarga, além de ser 100% reciclável.
Especificações técnicas do robô STW Response
• Ambipar tem 7 unidades do robô no Brasil
• Robô acessa áreas de altas temperaturas substituindo brigadistas
• Suporta temperaturas de até 600º C por até 15 minutos
• Produto 100% brasileiro e com bateria de fosfato de ferro-lítio, 100% reciclável
• Foi desenvolvido para combater incêndios industriais, florestais e em tanques
• Bateria dura até 10 horas
• Tem câmeras frontal, traseira e lateral, além de uma noturna e térmica
• Sistema de iluminação principal e lateral
• Extintores com jato que lançam até 90 kg de pó químico ABC a 20 metros de distância
• Joga até 32 mil litros de água por minuto, enquanto um caminhão dos Bombeiros armazena de 5 a 15 mil litros totais no veículo
• Na horizontal, o robô tem jato pleno de até 90 metros de distância; na vertical, o jato d’água é de 65 metros de distância