Líderes empresariais debatem agenda estratégica do agronegócio
A nona edição do Fórum apresenta como tema central “Agronegócio: agenda estratégica”, com discussões sobre segurança dos alimentos nos mercados interno e externo, segurança jurídica e reforma tributária, infraestrutura e imagem do agro brasileiro.
Líderes empresariais debatem agenda do agro. (Foto: Reprodução)
Um dos principais eventos do setor, o 9º Fórum LIDE de Agronegócios acontece nesta sexta-feira (23), das 8h às 13h, em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelas plataformas do LIDE Digital (APP LIDE e pelo site www.lideglobal.com/forumlide).
> Clique aqui e assista ao 9º Fórum LIDE de Agronegócios AO VIVO
Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o evento recebe importantes autoridades, como Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo; Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Mônika Bergamaschi, presidente do LIDE Agronegócios; e Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE.
A nona edição do Fórum apresenta como tema central “Agronegócio: agenda estratégica”, com discussões sobre segurança dos alimentos nos mercados interno e externo, segurança jurídica e reforma tributária, infraestrutura e imagem do agro brasileiro.
Mônika Bergamaschi, presidente do LIDE Agronegócios, é curadora do evento. (Foto: LIDE/Arquivo)
“Neste ano tão peculiar, em vista da pandemia da Covid-19, o agronegócio brasileiro surpreendeu mais uma vez. A existência de protocolos sanitários consolidados, que seguem garantindo a segurança dos alimentos aqui produzidos, a seriedade no cumprimento dos compromissos e a coragem dos produtores rurais em seguir produzindo, colhendo e comercializando, fizeram com que nenhum contrato deixasse de ser cumprido", afirma Mônika Bergamaschi.
A presidente do LIDE Agronegócio e curadora do evento também defende a importância do setor para a retomada da economia.
"O agro é, claramente, o setor que oferece as melhores oportunidades para a retomada do crescimento econômico e, consequentemente, do emprego e da melhoria das condições de vida, tão afetadas pela interminável quarentena. Mas é preciso atentar para ameaças que podem reduzir a competitividade e a inserção dos produtos do setor em outros mercados e que passam pela insepulta insegurança jurídica, pela ameaça de aumento da carga tributária e pela multiplicação da percepção distorcida sobre o agronegócio brasileiro”.
O primeiro painel do dia discutirá a Segurança dos Alimentos no Mercado Interno e Externo, com Victor Prado, diretor do Conselho e do Comitê de Negociações Internacionais da Organização Mundial do Comércio; Marcos Jank, professor sênior de Agronegócio Global do Insper e titular da Cátedra Luiz de Queiróz da Esalq-USP 2019; e Alexandre Mendonça de Barros, sócio-consultor da MB Agro.
O segundo, a Segurança Jurídica e Reforma Tributária, com Roberto Brant, presidente do Instituto CNA; e Ives Gandra Martins, jurista.
Para tratar da Infraestrutura para o Agro Brasileiro foram convidados players do setor e da Imagem do Agro, Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Camila Telles, empresária e defensora do agro; Marcos Fava Neves, professor titular da FEA/USP; e Jacyr Costa Filho, diretor para a Região Brasil da Tereos.
O 9º Fórum LIDE de Agronegócio também contará com a participação do embaixador da FAO e ex-ministro da Agricultura (2003-2006) Roberto Rodrigues.