Giovanni Cerri, do HC: 'Passamos da fase de explorar o digital para executá-lo'

Médico radiologista e ex-secretário da Saúde do Estado de São Paulo também defendeu a inteligência artificial como uma ferramenta e não um risco. Ele participou do Seminário LIDE | Saúde, em Barueri, com outros médicos, especialistas e empresários.

WhatsApp Image 2024-03-19 at 10.57.02Médico Giovanni Cerri, presidente do Centro de Inovação do Hospital das Clínicas (InovaHC). (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

O médico radiologista Giovanni Cerri, presidente do Centro de Inovação do Hospital das Clínicas (InovaHC), afirmou que o setor de saúde ultrapassou a fase de explorar o digital para executá-lo. A fala ocorreu durante o Seminário LIDE | Saúde, em Barueri (SP), nesta terça-feira (19). O evento reuniu empresários e especialistas para debater o desenvolvimento do setor.

"É importante entender que estamos na fase de executar o digital para alavancar as tecnologias. Já passamos da fase de explorar. A próxima etapa é 'ser' digital. Também precisamos compreender que a inteligência artificial vai transformar a saúde como uma ferramenta, e não devemos colocá-la como um risco. É uma ferramenta para dar qualidade e trazer eficiência", disse.

Para Cerri, que já foi secretário de Saúde do Estado de São Paulo, esse processo de transformação é contínuo. "Melhorar a jornada do paciente é o nosso foco. Não tem como passar por todas essas mudanças sem pensar em como qualificar a relação do paciente com a saúde, o que impacta positivamente a relação do profissional de saúde com o setor".

WhatsApp Image 2024-03-19 at 10.47.15Co-chairman da Dasa e chairman da Conexa Saúde, o médico Romeu Domingues. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

O co-chairman da Dasa e chairman da Conexa Saúde, o médico Romeu Domingues, falou sobre a capacidade de precaver a saudabilidade da sociedade. "A análise de dados de hoje permite que a população envelheça melhor. A partir de todos os recursos que temos hoje, há condições de mudar completamente a realidade e gerar eficiência para todo o sistema".

O presidente da Saúde Digital Brasil (SDB), Carlos Pedrotti, disse que a integração de tecnologias preenche lacunas na jornada do paciente. "É fato que ainda temos um sistema de saúde fragilizado, então o digital vem como uma importante solução para suprir eventuais falhas. Não é substituição, mas aprimoramento para beneficiar o médico e o paciente".

WhatsApp Image 2024-03-19 at 11.20.07Diretor técnico de Obstretricia do Grupo Santa Joana, médico Eduardo Cordioli. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Diretor técnico de Obstretricia do Grupo Santa Joana, médico Eduardo Cordioli, e o acadêmico da Unifesp e coordenador adjunto de pesquisa da Fapesp, o médico Paulo Schor, concordaram sobre os benefícios diretos da tecnologia. Para ambos, entretanto, não se pode deixar de lado os meios para que a população tenha acesso às transformação do setor.

Qualidade

O ex-secretário de Saúde do Estado de São Paulo, o médico Jean Gorinchteyn, falou sobre a importância da prevenção. "Nós precisamos identificar as pessoas doentes de maneira precoce. Temos de criar estratégias e condições para as pessoas não irem aos postos já doentes. É uma maneira de preservar a saúde, antes de perdê-la". 

WhatsApp Image 2024-03-19 at 09.54.44Diretor da Novartis Brasil, Leandro Fonseca. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

O médico neuroradiologista do Hospital Albert Einstein, Edson Amaro, responsável pelo Big Data da instituição, ressaltou a importância do acesso à tecnologia para auxílio a saúde. "A solução deve estar na mão do cidadão. Neste ponto, o smartphone, o nosso celular, é benéfico e tem de ser um aliado na medicina preventiva".

O diretor de assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novartis Brasil, Leandro Fonseca, disse que o Brasil precisa de uma população saudável para se desenvolver. "Também temos de pensar como melhorar políticas públicas para melhorar cada etapa da cadeia e trazer produtos com mais segurança e menor tempo".

WhatsApp Image 2024-03-19 at 09.19.11Presidente do LIDE Saúde, o médico Cláudio Lottenberg. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

Seminário LIDE | Saúde

Para o presidente do LIDE Saúde, o médico Cláudio Lottenberg, a pauta do seminário é necessária para manter a atualização do setor. "Temos de continuar debatendo como melhorar o serviço, como trazer mais eficiência e qualidade para o paciente e para o profissional de saúde".

O chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan, defendeu a ciência como maneira de garantir o desenvolvimento social. "Vamos muito além quando falamos sobre saúde: falamos sobre a ciência, sobre a pesquisa, sobre a importância do estudo e dos dados", lembrou.

WhatsApp Image 2024-03-19 at 10.11.24Secretário de saúde de Barueri, Milton Monti. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)

O secretário de saúde de Barueri, Milton Monti, disse que o Brasil é referência no setor e por isso deve estar à frente nas discussões. "Quando debatemos a saúde, mostramos a preocupação em atender melhor a população e oferecer mais recursos para o profissional".

O Seminário LIDE | Saúde tem patrocínio master da Prefeitura de Barueri, e patrocínio de Dasa, Cisne, JRRD e Satanley Hair. Os parceiros de mídia são: Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Revista LIDE e TV LIDE. Os fornecedores oficiais são 3 Corações, Dunelli, Eccaplan, Natural One e Prata. Os operadores de tecnologia são Netglobe, RCE Digital, TCL Semp e The Led.

WhatsApp Image 2024-03-19 at 10.11.20Seminário LIDE | Saúde aconteceu no Palácio das Artes, em Barueri. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)