Seminário LIDE exalta interlocução entre setores público e privado
O encontro ocorreu no sábado (16) em Bento Gonçalves na serra gaúcha. O evento foi exclusivo aos filiados, autoridades e imprensa.
Em uma grande comunhão de ações de empresários e agentes políticos para melhorar o ambiente de negócios, o Seminário LIDE Bento Gonçalves, realizado sábado (16), no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) do município, celebrou a interlocução entre os setores público e privado para pensar o Rio Grande do Sul da retomada econômica. A programação reuniu representantes dos três poderes e de especialistas da área do turismo em dois painéis distintos, ambos com foco no estímulo à competitividade.
O presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, saudou as reformas estruturantes e a continuidade de uma gestão pública eficiente, o que vem resultando em investimentos bilionários no Estado. Coanfitrião do evento, o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani, disse que não há como a recuperação socioeconômica existir sem a união dos setores público e privado. Já o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira fez coro ao discurso de coletivismo como forma de enfrentamento das adversidades.
Empresários e representates do poder público estiveram no encontro, mediado pelo presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez. (Foto: Joel Vargas)
O entendimento de que o Estado precisava de grandes reformas para recuperar o caixa e a capacidade de investimento foi determinante para colocar em prática propostas de concessões, privatizações e ajuste fiscal hoje em curso. O secretário-Chefe da Casa Civil, Artur Lemos Junior, lembrou que tudo teve início a partir de um consenso estratégico. “Nada disso seria possível sem a sintonia dos três poderes, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e dos órgãos de execução e controle”, observou.
Assim como no Executivo, no Legislativo a gestão também está focada no aumento da competitividade. O presidente da ALRS, Gabriel Souza, destacou o tripé que baseia sua agenda para buscar esse objetivo: equilíbrio fiscal, modernização da máquina pública e rediscussão do tamanho do Estado. Também palestrante, o procurador-Geral de Justiça do Ministério Público, Marcelo Lemos Dornelles, falou sobre como o órgão se encaixa nesse processo. “O MP com projetos estratégicos, é muito mais do que questão criminal, é segurança pública; é mais do que infância, é educação. É proteção social e sustentabilidade do meio ambiente”, opinou.
No painel destinado ao turismo, setor no qual Bento Gonçalves é um dos polos indutores brasileiros, o titular da pasta do município, Rodrigo Parisotto, falou da importância de se investir em turismo. O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, falou como a pandemia impactou na atividade e como ele tem procurado auxiliar para a retomada do setor. E, para finalizar a CEO da Atom uma das maiores traders da América Latina, Carol Paiffer falou sobre empreendedorismo e como lidar com as finanças.