Secretário Juvir Costella quer a união de esforços para avançar em investimentos
O governo deve apresentar novidades em breve para atrair, cada vez mais, empreendedores e investidores para o Estado, disse Costella.
O secretário de Logística e Transportes do Governo do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, participou, na última quinta-feira (26), da 27ª edição da LIDE Live promovida pelo LIDE RS. Durante a transmissão on-line, o secretário apresentou aos empresários os projetos da SELT em andamento, apontando as principais realizações de sua pasta que fizeram o Estado avançar em resultados, trazendo de volta a possibilidade de o Rio Grande voltar a investir.
“Após de um ano de pandemia conseguimos anunciar o investimento de R$ 1.3 bilhão em estradas estaduais, dando perspectivas de mais desenvolvimento às comunidades de vários municípios”, afirmou Costella. Em conjunto com os municípios, foi lançado recentemente um programa cujo principal objetivo é a melhoria da infraestrutura rodoviária para o escoamento da produção, mas também como incentivo ao turismo.
(Secretário estadual de Logística e Transporte destacou os avanços e investimentos para melhorar a infraestrutura do estado. Foto: Reprodução/LIDE RS)
“Avançamos muito ao incentivar os acessos municipais com participação da iniciativa privada”, disse Costella, adiantando que no decorrer do mês de setembro será lançado edital de mais de R$ 30 milhões para que a inciativa privada apresente projetos de investimentos. Para ele, é muito importante a participação das empresas neste processo “exatamente por sua de agilidade na contratação e execução das obras, sempre com notável redução de custos. Há que se dizer que novidades positivas virão por aí”, adiantou.
O secretário assinalou que “toda a obra que iniciarmos, vamos concluir. Não haverá obra paralisada. Elas terão começo, meio e fim”. Segundo ele, obras que estavam paradas há mais de 20 foram reiniciadas. “É um desperdício de dinheiro público que não podemos aceitar”, destacou.
Costella falou sobre a importância das parcerias relativas aos aeroportos que já contabilizam 15 voos regionais, e referiu também o Porto de Rio Grande que, com a parceria do governo federal, aumentou sua capacidade de receber embarcações.
Atuando como coordenador no debate o presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, ressaltou a questão da competitividade, uma das principais pautas da entidade. Em sua opinião, ela poderá ser resgatada no Estado, colocando o Rio Grande do Sul em uma posição melhor no ranking do CLP. “Hoje vemos que as coisas estão evoluindo no sentido de elevar nossa expectativa neste sentido”, observou Fernandez.
O secretário entende que é possível mudar este quadro com o novo cenário de multimodalidade. “É fundamental a integração entre os modais e com a participação da iniciativa privada em nossos projetos facilmente vamos mudar o ranking da competitividade, trazendo o nosso Estado para uma situação mais confortável”, concluiu.
Veja na íntegra: