Regionalização do saneamento básico é o principal tema desta legislatura afirma o presidente da ALRS

No café da manhã com empresários, Gabriel Souza falou sobre os desafios do setor Legislativo para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

_RCV6354Presidente do LIDE RS recebe o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Gabriel Souza. (Foto: Divulgação)

“A regionalização do saneamento básico do Estado será o grande tema desta legislatura, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, durante café da manhã no Sheraton Porto Alegre com associados ao LIDE RS e lideranças políticas e empresariais.

 Os debates sobre o assunto já foram iniciados. A regionalização prevê a criação de estruturas para a melhoria da prestação de serviços públicos, de forma a atender o que determina o novo marco legal do saneamento básico (Lei 14.026, de julho de 2020). Deverão ser envolvidos nas discussões os 497 municípios do Estado, disse o presidente da ALRS.

Para Souza, as decisões tomadas em 2021 pelo Executivo e Legislativo serão lembradas por décadas, em função de sua relevância para o Estado. “Será decisivo que os projetos implementados, os que estão em debate e as estratégias em busca da competividade tenham continuidade”, ressaltou, ao comentar os desafios que o Legislativo tem pela frente para dar continuidade à agenda que compreende equilíbrio fiscal, modernização da máquina pública e rediscussão do tamanho do Estado.

Souza destacou a interlocução do LIDE RS, com o Legislativo, e a parceria ao longo dos últimos anos, como a que resultou na assinatura de um termo de cooperação técnica com o Centro de Liderança Publica. O Ranking de Competitividade do CLP analisa o desempenho dos estados e os ajuda a identificar as melhores políticas públicas e estratégias na promoção do seu desenvolvimento econômico e social.

Em sua fala inicial de abertura do evento, o presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, disse que é o papel da entidade integrar e fortalecer a interlocução entre o setor privado e o setor público, na busca pelo desenvolvimento. De igual modo, alerta que “é preciso mais do que nunca esta união para vencer desafios e encontrar as melhores soluções para o Estado”. A competitividade é uma das principais bandeiras do LIDE Rio Grande do Sul com vistas a tornar o Estado mais competitivo nos mercados nacional e internacional.