LIDE acelera atuação pelo ganho de competitividade e promoção de negócios no Paraná

Entidade lança agenda 2023 com estratégias na promoção de negócios, desenvolvimento de liderança e competitividade

52015943325_d56243bbd0_k-1536x1024
Paraná é a quarta maior economia do país em setores como indústria, serviços, varejo e agronegócio. (Foto: Divulgação)

Com um corpo de filiados que somam mais de R$100 bilhões de faturamento e geram diretamente mais de 200 mil postos diretos de trabalho, o LIDE Paraná (Grupo de Líderes Empresariais) lança sua agenda de trabalho para 2023 com iniciativas focadas em potencializar negócios, dentro e fora do Estado.

“Nossa agenda é formatada segundo as necessidades dos nossos membros, e antecipando tendências de mercado. Estamos em um momento de adversidade, como tantos outros que já passamos. Mas no que depender de nós, a iniciativa privada, vamos promover oportunidades e investir em eficiência de gestão e conquista de novos mercados para as empresas que estão no Paraná, ou querem desenvolver negócios aqui”, destaca a presidente da entidade, Heloisa Garrett.

O Paraná é a quarta maior economia do país e setores como indústria, serviços, varejo e agronegócio sofrem de problemas comuns de mercado. Com a visão de promoção de negócios e sanar deficiências dos setores produtivos, em 2020, ainda em plena pandemia, o LIDE lançou o programa LIDERA Paraná que tem como objetivo ampliar a competitividade das empresas paranaenses.

Impulso para o desenvolvimento

O LIDERA Paraná consiste em uma agenda dinâmica de ações focadas na conexão entre empresários, conteúdo para desenvolvimento da gestão e debates setoriais de oportunidades e desafios. Como unidade referência para o Sistema LIDE, o Paraná ainda conta com um sistema de BI para aproximação de empresários, focado na geração de negócios entre seus membros e com a Casa LIDE, um Business Club a serviço dos empresários de todo o estado.

“Mais que uma agenda de eventos, o LIDE Paraná gera valor real aos filiados. Um trabalho que consiste no direcionamento estratégico do Comitê de Gestão que faz da entidade um verdadeiro ecossistema de negócios, atraindo inclusive outras instituições empresariais”, destaca André Caldeira filiado pelo Grupo PRO e ex-presidente do LIDE Paraná e do IBGC.

Como entidade multissetorial, a agenda do LIDE em 2023 será focada em ações e temas para aumento da produtividade e eficiência de gestão de seus membros, abertura de novos mercados e ESG. Sendo que o Comitê ESG da entidade, formado por seus membros e com reuniões bimestrais, terá como foco disseminar práticas e iniciativas para incluir e fomentar o tema nas organizações.

Agendas estratégicas

O LIDE também vai promover quatro Fóruns Temáticos abordando: Parcerias Público Privadas, Construbusiness, ESG e Energia e Infraestrutura, além de um seminário para Famílias Empresárias. O Prêmio Líderes, o maior reconhecimento às empresas e empresários do estado, também já tem data marcada para acontecer.

Encontro Debate em Londrina | Agenda 2022

Além da capital do Estado, o LIDE Paraná também terá uma rica agenda de iniciativas no interior, promovendo roadshows de conteúdo e negócios em todas as regiões. “Existem muitas oportunidades de negócio entre os empresários do próprio estado. O LIDE conecta e estreita as relações entre possíveis clientes, fornecedores e parceiros. Além disso, cria conexão entre os empresários curitibanos com o restante do Paraná”, comenta Moacir Vieira Santos, diretor da Value Group.

A unidade paranaense também vai intensificar a relação entre os filiados do Paraná com as demais 18 unidades do LIDE no Brasil e suas 11 unidades internacionais.

Qualificação e oportunidades

Dentro da máxima que o maior programa social que existe é o emprego. O LIDE Paraná, desde o segundo semestre do último ano vem trabalhando em uma agenda para promover a capacitação de mão de obra para comunidades vulneráveis e com isso, ajudar a sanar a oferta de mão de obra por parte dos seus membros. “Uma das maiores dores das empresas paranaenses é na contratação e retenção de talentos. Estamos unindo esforços da academia, de líderes comunitários e empresas para capacitar e empregar. Uma ação orquestrada e unindo diferentes entes estratégicos em cadeia”, destaca Marcio Viana, diretor executivo da TOTVS.

Comércio internacional abre agenda 2023

O Secretário de Estado de Indústria e Comércio, Ricardo Barros e o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, participarão do Encontro Debate com membros do LIDE Paraná. O evento promoverá o lançamento da Agenda 2023 que conta com estratégias na promoção de negócios e competitividade aos seus integrantes.

O encontro irá debater as vantagens competitivas do Estado nos próximos anos, desafios políticos e logísticos do segmento de importação e exportação. Bem como projetos estruturais do Paraná para ganhar cada vez mais competitividade.