Desaceleração, recessão e inflação: é assim que as pequenas e médias empresas podem vender em tempos sem precedentes
Segundo o VisualGPS, plataforma de pesquisa visual da iStock, 7 em cada 10 consumidores no Brasil estão preocupados com a inflação e o aumento do custo de vida
7 em cada 10 consumidores estão preocupados com a inflação e o aumento do custo de vida. (Foto: GettyImages)
Desde conflitos globais, níveis crescentes de inflação e até efeitos remanescentes da pandemia, 2023 chega com grandes desafios para os negócios, especialmente para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). No Brasil, segundo estudo da Serasa, mais de 6 milhões de empresas estão endividadas, das quais 5,5 milhões representam pequenos negócios. Paralelamente, o secretário-executivo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) afirmou que, embora haja um respiro nos preços, projeta-se um crescimento econômico (1,4%) abaixo da média mundial (2,7%) até 2023.
Somado a um cenário econômico desafiador, este ano parece que as PMEs também terão que lidar com consumidores financeiramente ansiosos. 7 em cada 10 estão preocupados com a inflação e o aumento do custo de vida, enquanto mais de 80% esperam que as empresas demonstrem empatia com seus clientes, ou seja, reconheçam pessoalmente os desafios que estão enfrentando.
Esses dados foram relatados pelo VisualGPS, o programa de pesquisa da iStock, o site que oferece imagens e vídeos de qualidade a preços acessíveis. Sua metodologia de estudo e relatório combina pesquisas de mercado que capturam o sentimento de clientes de pequenas empresas em todo o mundo, pesquisa própria e dados de download de seu site, testes de imagem e análise de um grupo de especialistas em pesquisa criativa, tendências visuais e de consumo.
“A comunicação visual será fundamental para que as pequenas empresas se conectem verdadeiramente e atendam às expectativas em constante mudança de seus clientes”, disse a Dra. Rebecca Swift, Diretora Global de Insights Criativos da iStock. “Sabemos que 3 em cada 4 pessoas tomam decisões de compra com base no conteúdo visual que consomem, por isso é importante que as empresas prestem atenção especial ao tipo de imagens e vídeos que usam para comercializar seus produtos e serviços este ano.”
O mesmo estudo (VisualGPS) confirmou que o atual contexto econômico não só está afetando os bolsos das pessoas, como está gerando uma valorização do cotidiano. 87% dos respondentes agora preferem comemorar as recompensas emocionais dos pequenos momentos da vida que os fazem felizes, em vez de esperar para comemorar grandes marcos como a compra de uma casa. Assim, é mais provável que as pessoas se envolvam com conteúdo que retrate experiências acessíveis, impulsionadas pelo aqui e agora.
Outro ponto importante a ser observado é que a inflação já está mudando os hábitos de compra dos brasileiros. Por exemplo, de acordo com os dados de pesquisa e download da iStock, no período pós-pandemia, a influência das compras online foi altamente visível, já que a maioria das imagens e vídeos apresentavam compras online. No entanto, em 2023, o setor de varejo e e-commerce projeta uma retomada nas compras nas lojas físicas, pois as pessoas vão preferir evitar custos de frete, comprar tudo em uma só viagem, ou até mesmo usar a compra como motivo para sair de casa.
Por esse motivo, ao visualizar experiências de compra autênticas, os especialistas da iStock confirmam que mostrar cenários de compras de pessoas reais fazendo compras em lojas físicas continuará sendo importante e deve manter um toque contemporâneo, como mostrar uma pessoa usando o celular para comparar itens na loja.
Por fim, considerando que 3 em cada 5 indivíduos ao redor do mundo desejam mais segurança financeira em suas vidas, segundo dados do VisualGPS, existe a expectativa de que as empresas reconheçam isso. Portanto, a recomendação é retratar um atendimento proativo para pessoas que atualmente vivenciam ansiedade e estresse financeiro, além de priorizar a empatia e o bem-estar como protagonistas da comunicação visual para conquistar a confiança de seus clientes, conectar-se com eles e proporcionar o cenário perfeito para solidificar suas vendas.