Volkswagen entra no segmento náutico em parceria com o estaleiro de barcos elétricos solares Silent-Yachts

O projeto inovador reúne parceiros da indústria naval e automotiva alinhados em proporcionar mais conforto, independência, confiabilidade e segurança do que qualquer outro modelo náutico a propulsão e dependente de combustível e fornecimento de energia.

SILENT-YACHTS_SILENT55_B_Portside_EveningO objetivo é combinar eficiência com sustentabilidade. (Foto: Divulgação)

Escalável, robusto e neutro em emissão de carbono. Estas são as principais características do sistema modular e-drive (MEB, na sigla original em alemão), plataforma de eletrificação concebida para os automóveis de todos os tamanhos do Grupo Volkswagen. O MEB tornará a produção de veículos da marca mais eficiente e econômica a longo prazo. Ao mesmo tempo, a Volkswagen abriu sua nova tecnologia como solução industrial para outros setores de transporte.

Com isso, recentemente, a montadora alemã e a fabricante austríaca de catamarãs elétricos solares Silent-Yachts anunciaram o desenvolvimento conjunto do modelo Silent-Yacht 50. O objetivo é combinar eficiência com sustentabilidade, já que a proposta do barco é navegar também a partir da captação de energia solar por meio dos painéis fotovoltaicos encontrados em modelos como o Silent 55, capaz de percorrer 160 quilômetros por dia usando apenas energia solar.

A ideia da colaboração surgiu em 2019 como parte de um programa vinculado ao Fundo de Inovação do Grupo Volkswagen. Ele oferece a todos os funcionários a oportunidade de implementar sua própria ideia de negócio na companhia. As iniciativas mais inovadoras são promovidas e, com base em um plano de negócios, um protótipo é construído em apenas doze semanas, testado com os clientes e, posteriormente, desenvolvido. Foi neste momento que a Volkswagen tomou conhecimento da Silent-Yachts como uma empresa que, como fornecedora de iates movidos a energia solar, está comprometida com a questão da neutralidade de CO2 há 15 anos.

SILENT-YACHTS_SILENT55_A_Aer_36 A Silent espera ganhar escala e produzir suas embarcações de forma mais barata. (Foto: Divulgação)

Desbravadores

De 2005 a 2009, a Silent-Yachts estudou fontes alternativas de energia para embarcações. Após esse período de pesquisas contínuas, o estaleiro desenvolveu o Solarwave 46, o primeiro iate oceânico a usar exclusivamente energia solar não apenas para a propulsão, mas também para alimentar todo o equipamento a bordo. Nos últimos anos, a empresa entregou uma dezena de catamarãs movidos a energia limpa com diferentes comprimentos, incluindo os modelos Silent 55, Silent 60, Silent 80 e 80 de 3 decks.

Agora, com o MEB da Volkswagen, a Silent espera ganhar escala e produzir suas embarcações de forma mais barata. A companhia destaca também que o custo de manutenção e de serviços operacionais devem ser reduzidos em comparação a um iate comum, pois o sistema de acionamento elétrico é menos suscetível a reparos do que os motores convencionais.

SILENT 60 & 62-3DECK - MasterCabin_version_C2Embarcação está sendo projetada pela Cupra, subdivisão espanhola da Volks. (Foto: Divulgação)

Design e experiência

O projeto inovador reúne parceiros da indústria naval e automotiva alinhados em proporcionar mais conforto, independência, confiabilidade e segurança do que qualquer outro modelo náutico a propulsão e dependente de combustível e fornecimento de energia. Assim, o catamarã elétrico solar Silent-Yacht 50 criará uma experiência única de navegação ambientalmente correta.

A embarcação está sendo projetada pela Cupra, subdivisão espanhola da Volks especializada em desenhos de carros esportivos, dando origem a um visual altamente contemporâneo e emocional ao iate.

O objetivo declarado das três empresas é colocar um modelo com propulsão MEB na água até 2022. Após um período de avaliação de quatro anos, pelo menos 50 unidades do novo Silent Yacht deverão ser produzidos a cada ano. Os componentes da Volkswagen também serão instalados em todos os outros modelos da Silent-Yachts.

SILENT 62-3deck - open version5Pelo menos 50 unidades do novo Silent Yacht deverão ser produzidos a cada ano. (Foto: Divulgação)