Estamos preparados para os carros elétricos?
Especialistas debatem o futuro da mobilidade sustentável em novo episódio do LIDE LINK.
Especialistas debatem o futuro da mobilidade sustentável em novo episódio do LIDE LINK.
Enquanto pesquisas apontam que os consumidores demonstram mais interesse em consumir marcas engajadas com causas ambientais, os veículos híbridos e elétricos, aos poucos, vão ganhando mais espaço nas cidades. Muito além do viés sustentável, eles tendem a ser sinônimos de inovação e do futuro da mobilidade global.
Para Thiago Castilha, diretor da E-Wolf, há aqueles que ainda receiam por questões como bateria e dificuldades de carregamento. “Para optar por um carro elétrico, é importante levar em conta o hábito e o perfil do consumidor. A maioria das pessoas, exceto os motoristas de aplicativos, não roda mais que 200 km por semana. Seguindo essa premissa, a necessidade de recarga seria, em média, de uma vez a cada 10 dias”, disse durante a gravação do novo episódio do LIDE LINK, sobre mobilidade sustentável.
Marcello Schneider, diretor institucional da BYD, destacou o avanço dos carros elétricos em relação à autonomia. “Nosso mais novo lançamento tem 650 km de autonomia, permitindo um deslocamento de São Paulo ao Rio de Janeiro, por exemplo. Em um futuro próximo, acredito que o brasileiro médio terá dois carros na garagem: um elétrico para transitar na cidade, e um carro híbrido para os deslocamentos de longas distâncias”.
Marcello Schneider, diretor institucional da BYD.
O diretor da BYD acredita, ainda, que o momento é de agregar diferentes experiências para o consumidor, e não significa o fim dos veículos movidos a combustíveis fósseis. “No Brasil, vai ter espaço para todo mundo. Não há uma fórmula matemática, existe a experimentação e a decisão final é do consumidor”. A BYD aposta tão fortemente no mercado brasileiro que estruturou aqui a primeira fábrica da marca fora da Ásia.
Além de fatores como preferência do consumidor, economia e uso de energia limpa, os especialistas destacaram a alta qualidade e a garantia acima da média do mercado, chegando a 8 anos, como pontos diferenciais dos carros elétricos. “O futuro da mobilidade é seu carro atuando por você. Seu veículo vai ser mais inteligente, mais conectado e vai ter mais infraestrutura para descarbonizar”, apontou o gerente de desenvolvimento de novos negócios da Osten Group, Tarcísio Alves.
Pensando nesse futuro, a BYD segue investindo em tecnologia e desenvolvimento em busca de um mundo melhor. “Temos mais de 100 mil funcionários dedicados a pesquisa e inovação. A missão da BYD é diminuir a temperatura global em um grau. Queremos modelos cada vez mais inovadores para atender o maior número de pessoas possível”, finalizou Schneider.