Luiz França, da Abrainc: 'O mercado imobiliário é um termômetro da economia'
Autoridades, especialistas e empresários debateram o impacto da reforma tributária no setor imobiliário em evento realizado na CASA LIDE, em São Paulo.
Luiz França, presidente da Abrainc. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Deputados, empresários e representantes de entidades do mercado imobiliário puderam discutir sobre os reflexos das mudanças no desenvolvimento urbano e o impacto da reforma tributária no setor durante o Seminário LIDE | Real Estate, realizado na manhã desta sexta-feira (28), na CASA LIDE, em São Paulo. O evento teve moderação de Flavio Amary, presidente do LIDE Habitação.
Relator da reforma tributária, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) deu início ao debate, destacando a importância da reforma jurídica e do aproveitamento de crédito para que a construção da emenda constitucional não seja desvirtuada.
"A simplificação é o grande benefício que teremos da reforma tributária. Precisamos de clareza na regulamentação sem que isso represente um peso na competitividade que precisamos ter", pontuou.
Relator da reforma tributária, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Rodrigo Luna, presidente da Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais), enfatizou a necessidade de segurança jurídica para o desenvolvimento desse mercado.
"Se não tivermos segurança jurídica, os investimentos vão diminuir. A população não aguenta mais impostos e a habitação não pode encarecer ainda mais. Precisamos encontrar um caminho que proporcione o desenvolvimento do nosso setor. Para a economia ir bem, o setor imobiliário precisa ir bem".
Rodrigo Luna, presidente da Secovi-SP. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Presidente da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz França pontuou o peso do mercado imobiliário para o país. "Somos um termômetro da economia. O mercado de alto padrão é o que mais gera empregos e, durante a pandemia, fomos o único setor que continuou contratando".
Fernando Marangoni, deputado federal. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O deputado federal (União-SP) Fernando Marangoni enalteceu a força do mercado para a economia, enfatizando a importância de um ambiente de diálogo e negociação com o setor produtivo.
"São mais de 220 mil postos de trabalho gerados pela construção civil de janeiro a agosto de 2023. Esse é um setor que tem um impacto econômico e social muito claro, é um setor que urbaniza o país. O governo precisa incentivar esse setor e promover a arrecadação".
Moira Regina de Toledo, vice-presidente da Secovi-SP. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Moira Regina de Toledo, vice-presidente da Secovi-SP, falou sobre o aumento de impostos no setor imobiliário. "Os impactos da reforma tributária aumentam impostos e têm efeitos nefastos, como o aumento do aluguel, em um segmento que movimenta R$ 25 bilhões. Isso tem muito peso em um país em que um quinto das moradias são via locação".
Autoridades, especialistas e empresários debateram o impacto da reforma tributária no setor imobiliário em evento realizado na CASA LIDE, em São Paulo. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O Seminário LIDE | Real Estate é patrocinado pela Abrainc, Helbor, HBR Realty, Sistema Cofeci Creci, TKS Engenharia e Invest Rio; o apoio é da AELO. As mídia partners são Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Revista LIDE e TV LIDE. Os fornecedores oficiais são 3 Corações, Eccaplan e Águas da Prata. Os operadores de tecnologia são Netglobe, RCE Digital, TCL Semp e The Led.