Copel fornece energia proveniente de fontes 100% renováveis com economia de até 35% na conta de luz
Durante o Business Lunch oferecido pela Copel e o LIDE Paraná, a empresa destacou a oportunidade de economizar no mercado livre de energia e a emissão dos certificados que comprovam o consumo de energia renovável.
Durante o Business Lunch oferecido pela Copel e o LIDE Paraná, a empresa destacou a oportunidade de economizar no mercado livre de energia e a emissão dos certificados que comprovam o consumo de energia renovável. (Foto: Divulgação)
No último dia 11 de novembro, LIDE Paraná, em parceria com a Copel, organizou um evento especial na Casa LIDE para empresários membros da organização. O seminário, intitulado “Mercado Livre de Energia: Perspectivas, Benefícios e Economia para Crescer”, reuniu lideranças empresariais interessadas em entender o mercado livre de energia e as vantagens competitivas que ele proporciona.
Rodolfo Lima, diretor-geral da Copel Mercado Livre, conduziu a palestra principal, esclarecendo o funcionamento do mercado livre de energia, onde empresas têm a liberdade de negociar diretamente com fornecedores. Esse modelo permite definir preços, quantidade, e condições de pagamento de forma personalizada, diferentemente do mercado cativo tradicional.
Durante o evento, Lima enfatizou que, desde o início do ano, todas as unidades consumidoras conectadas na rede de média e alta tensão estão elegíveis para migrar para o mercado livre de energia e, consequentemente, podem economizar até 35% nos custos com energia elétrica, um fator que pode impactar diretamente a competitividade das empresas.
“Estamos em um momento em que a redução de custos operacionais e a previsibilidade são essenciais para a sustentabilidade dos negócios,” explicou Lima. “Com o mercado livre, os empresários têm maior controle sobre os gastos com energia, protegendo-se das oscilações de preços, especialmente em tempos de bandeira tarifária alta.”
Além da economia, Lima destacou que a Copel oferece aos clientes do mercado livre a opção de adquirir certificados de energia renovável (I-RECs). Esses certificados comprovam o consumo de energia de fontes limpas e renováveis, alinhando as empresas aos princípios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental – valores cada vez mais exigidos por investidores e clientes.
O superintendente de clientes da Copel Mercado Livre, Artur Felipe Pessuti, ressaltou que, além do aspecto ambiental, o mercado valoriza empresas que investem em ações de responsabilidade social e ambiental. “Tanto investidores quanto clientes e a sociedade vêm reconhecendo o valor de empresas que adotam práticas sustentáveis e que contribuem para mitigar as mudanças climáticas”, disse Pessuti. Ele ainda acrescentou que os I-RECs representam um diferencial ao certificar que os produtos e serviços das empresas têm uma pegada ambiental mais limpa e alinhada à transição para uma matriz energética 100% renovável.
O evento reforça o papel da LIDE Paraná em oferecer conteúdo estratégico e promover discussões que ajudam empresários a explorar novas oportunidades para reduzir custos e agregar valor aos seus negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do estado.
A presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, destacou a importância dos certificados de energia renovável para o fortalecimento da sustentabilidade empresarial no evento. “O compromisso das empresas com práticas que reduzem o impacto ambiental é hoje um diferencial competitivo e um valor essencial para nossos membros,” afirmou Heloisa. Ela ressaltou que iniciativas como os I-RECs, promovidos pela Copel, são um exemplo de como o mercado livre de energia pode apoiar as empresas na construção de uma matriz energética mais limpa e alinhada aos padrões ESG. “Nosso papel no LIDE é conectar e incentivar essas práticas para que as empresas possam evoluir em sintonia com as demandas ambientais e sociais do mercado,” acrescentou.