Claro encerra marca Embratel em movimento de reestruturação estratégica
Claro empresas terá duas unidades de negócio, uma dedicada a Grandes Empresas e Governo e outra dedicada a Pequenas e Médias Empresas.
Time de liderança da Claro: Rodrigo Marques, CEO da Claro, Roberta Godoi, CEO da Unidade para Pequenas e Médias Empresas, José Félix, presidente, e José Formoso, CEO da Unidade de Grandes Empresas e Governo. (Foto: Divulgação)
A Claro inaugura uma nova era no mercado empresarial com a Claro empresas. A marca agrega o legado e o conhecimento da Embratel e a capacidade de inovar da Claro para desenvolver e oferecer soluções para todos os tamanhos e segmentos de negócios. O objetivo é unir todo o conhecimento de tecnologia e conectividade em uma só marca, para orientar e apoiar a jornada de transformação dos negócios, com agilidade e segurança.
“A Claro empresas passa a unir a experiência em tecnologia e conectividade para habilitar a jornada de transformação das empresas com um ecossistema completo de parcerias e visão consultiva. Somos o parceiro que leva agilidade, experiência e segurança para os clientes, impulsionando o agora e transformando o futuro de seus negócios. Esse movimento nos dá a oportunidade de criar ainda mais conexões, descobrir caminhos e inovar de forma que faça sentido e traga resultados”, avalia José Félix, presidente da Claro.
No novo momento, toda a expertise da Embratel, de quase seis décadas, atuando com um portfólio completo de soluções digitais como nuvem, segurança cibernética, internet das coisas e Inteligência Artificial, passa a ser Claro empresas.
“A Claro empresas tem um olhar à frente e uma atuação abrangente. Acreditamos no poder transformador do conhecimento. E levamos isso para nossos clientes, de forma a encontrar a solução certa, no momento certo, seja qual for o tamanho da empresa, o tipo de negócio ou área de atuação. Temos uma história de pioneirismo, tendo lançado o primeiro satélite brasileiro, feito a primeira transmissão em cores via satélite no país e conectado os Jogos Rio 2016 com o mundo. Trouxemos a internet para o Brasil e fomos pioneiros de todas as gerações de banda larga fixa e móvel, com fibra e 5G. Somos fornecedores de tecnologia para a F1 e parceiros nas eleições e nos mais importantes eventos do Brasil. Inovamos até aqui, e agora iniciamos uma nova era, com grandes oportunidades", finaliza Félix.
E para esse novo momento, a estrutura da Claro empresas terá duas unidades de negócio, uma dedicada a Grandes Empresas e Governo e outra dedicada a Pequenas e Médias Empresas. A reorganização reflete uma estratégia de expansão e de presença em diferentes segmentos, além de proporcionar soluções cada vez mais especializadas.
José Formoso lidera a unidade que atende às Grandes Empresas e Governo, com o compromisso de fortalecer ainda mais a presença da Claro nestes segmentos e continuar desenvolvendo soluções sob medida que abrem novos caminhos no mercado. “Nosso papel consultivo, de conectar todo o ecossistema para desenvolver soluções mais customizadas para os nossos clientes, se mantém. Seguimos habilitando a inovação das grandes empresas e, nessa nova etapa, ficamos ainda mais fortes, mais completos, mais ágeis e mais inovadores. O nosso segmento precisa evoluir a frente do seu tempo, e também enxergar as necessidades atuais. E, agora, a nossa habilidade de entender o presente e impulsionar o futuro fica ainda mais potente”, afirma Formoso.
A nova Unidade para Pequenas e Médias Empresas será comandada por Roberta Godoi, que tem como desafio ampliar a participação da Claro nesse importante segmento da economia brasileira, oferecendo produtos e soluções que habilitem o crescimento das empresas e a evolução dos negócios. "As pequenas e médias empresas têm nos desafiado a buscar e oferecer soluções que vão além da conectividade, atendendo a crescente demanda por soluções de segurança, armazenamento de dados em nuvem e até equipamentos. E entregar para o cliente o que ele precisa de uma forma simples, ágil, com a qualidade da Claro", diz Roberta.
Dessa forma, a Claro passa a operar com três unidades de negócio bem definidas: Unidade de Grandes Empresas e Governo (B2B), Unidade de Pequenas e Médias Empresas (B2B) e Unidade de Consumo (B2C). Rodrigo Marques, que assumiu o cargo de CEO da Claro no início de 2025, é responsável por comandar as Unidades de Consumo e de Pequenas e Médias Empresas, além das outras vice-presidências operacionais da companhia.