Strava adquire o aplicativo de treino para corrida Runna
O aplicativo desenvolve planos de treino personalizados e serviços de coaching para corrida.
Runna é uma startup de tecnologia com sede no Reino Unido. (Foto: Freepik)
O Strava, maior comunidade para pessoas ativas, anunciou hoje ter firmado um acordo definitivo para adquirir o Runna, uma startup de tecnologia, com sede no Reino Unido, que desenvolve planos de treino personalizados e serviços de coaching para corrida. A aquisição une a maior comunidade fitness do mundo a um dos aplicativos líderes no competitivo mercado de treinos de corrida, criando um valor atrativo para usuários e acionistas de ambas as empresas.
“Após um ano de crescimento sem precedentes e inovação acelerada no Strava, este foi o momento certo para buscar negócios complementares que pudessem gerar ainda mais valor para nossos usuários”, disse Michael Martin, CEO do Strava. “A corrida está em alta no mundo todo – quase 1 bilhão de corridas foram registradas no Strava em 2024. A missão do Runna, que oferece um plano personalizado para cada corredor alcançar seus objetivos, é um encaixe perfeito.”
De acordo com os dados do Year In Sport, do Strava, a corrida é o esporte que mais cresce globalmente, e a Geração Z, em especial, está buscando na corrida um meio de criar conexões e comunidades. Isso tem levado a um forte aumento na participação em corridas, com 43% dos usuários do Strava querendo conquistar uma grande prova ou evento em 2025. A demanda por planos de treinamento cresceu rapidamente, à medida que mais atletas buscam orientações personalizadas.
“Estamos muito felizes por nos tornar parte do Strava, enquanto seguimos focados em oferecer os planos de treinamento mais personalizados e sob medida do mercado”, disse Dom Maskell, cofundador e CEO do Runna. “Passamos muitas horas com a equipe de liderança do Strava e não poderíamos estar mais animados por compormos, agora, no mesmo time”, acrescentou. “Nossa paixão é oferecer a cada corredor um plano de treino e acesso a um coaching incrível. Este investimento nos permitirá introduzir ainda mais melhorias em tudo o que fazemos no Runna, beneficiando corredores do mundo todo”, completou Ben Parker, cofundador.
“Estou profundamente impressionado com o Dom, o Ben e toda a equipe do Runna”, disse Martin. “Nosso plano é manter os aplicativos separados por enquanto, investir no crescimento da equipe do Runna e acelerar ainda mais o desenvolvimento do app.”
O acordo faz parte das iniciativas contínuas do Strava para inovar para seus mais de 150 milhões de usuários registrados e representa um investimento significativo na comunidade de desenvolvedores que utilizam a API do Strava. Atualmente, mais de 100 aplicativos de treino estão conectados à API do Strava, oferecendo recursos e funcionalidades aprimoradas aos usuários. O Strava continua comprometido em manter seu papel como uma plataforma aberta para o fitness e em apoiar todos os desenvolvedores – junto com o Runna. “Estamos entusiasmados com a oportunidade de reconhecer e investir em um desenvolvedor de API como o Runna”, disse Martin. “O Strava é a comunidade para todas as pessoas ativas, independentemente do esporte, nível de habilidade, localização, aplicativo ou dispositivo.”
A transação está sujeita às condições habituais de fechamento de negócios. Os termos adicionais da aquisição não foram divulgados.