Roberto Sallouti destaca avanço do mercado de capitais brasileiro para os jovens da Geração Z
CEO do BTG Pactual analisa o avanço do mercado de capitais brasileiro e seu impacto na renda e desenvolvimento do país.
Roberto Sallouti,CEO do BTG Pactual. (Foto: Divulgação)
O CEO do BTG Pactual, Roberto Sallouti, destacou que o avanço do mercado de capitais brasileiro trouxe crescimento, renda e desenvolvimento para o país. “Isso serve como um termômetro para os tomadores de decisões políticas e econômicas fazerem as melhores escolhas para o Brasil”. O executivo explicou esses pontos na abertura do Z Summit, maior congresso de investimentos para jovens da Geração Z do Brasil.
Ao abordar a relação entre o jovem, o tempo e o mercado dentro da proposta de conectar a Geração Z a profissionais experientes do mercado financeiro, Sallouti destacou que o Brasil tem o mercado de capitais mais desenvolvido da América Latina. O que ajuda no desenvolvimento do país e oferece aos jovens o benefício dos juros compostos com uma operação facilitada “Hoje vocês podem investir pelo próprio smartphone, por exemplo - e em 30 anos, podem ter retorno de 20% ao ano”.
“O mercado de vocês da Geração Z não é apenas o Brasil, o mercado de vocês é o mundo! Sempre acompanhem o que acontece lá fora, faz parte do processo de aprendizagem. Usem o mercado global para aprender e usem o conhecimento adquirido no mercado local de forma a desenvolver, com o tempo, uma carteira adequada ao seu perfil”, destaca. De acordo com o executivo, quanto antes os jovens identificarem instituições, plataformas e pessoas nas quais possam confiar, mais fácil ficará tomar decisões mais assertivas.
Sallouti lembrou o lançamento do real, afirmando que foi uma das maiores vitórias do mercado de capitais do Brasil, pois passamos a pensar em real, poupar em real, não em dólar - a dívida era dolarizada e essa mudança foi muito importante para avançarmos no desenvolvimento do mercado. “Essa é outra vantagem que os jovens da Geração Z podem aproveitar hoje”, conclui.