Fintech Barte é avaliada em R$ 400 milhões por fundo de NY em nova rodada

Focada em pagamentos para médias e grandes empresas, a fintech atrai a AlleyCorp, que faz seu primeiro investimento no Brasil.

Time BarteFocada em pagamentos para médias e grandes empresas, a fintech atrai a AlleyCorp, que faz seu primeiro investimento no Brasil. (Foto: Divulgação)

A Barte, fintech que oferece soluções modulares de pagamento para médias e grandes empresas, anuncia novo aporte, liderado pelo fundo americano AlleyCorp. O fundo, que faz seu primeiro cheque no Brasil, é liderado pelo fundador da Business Insider e da MongoDB, Kevin Ryan. A nova rodada de investimento é a terceira em um período de dois anos. Além da AlleyCorp, os fundos das rodadas anteriores NXTP, Venture Friends, e Force Over Mass aumentaram sua exposição.

Fundada em 2022 pelo empreendedor português Caetano Lacerda e o brasileiro Raphael Dyxklay, a empresa se prepara para novos passos: “Já éramos lucrativos e entendemos que essa é uma excelente oportunidade para acelerar investimentos em produtos que atendam clientes maiores e mais exigentes, além de trazer um investidor com expertise complementar", explica Lacerda, CEO da Barte.

A Barte já movimenta bilhões por meio de sua plataforma e projeta que sua receita anualizada deve cruzar os R$100 milhões até novembro deste ano. Já para 2025, a fintech tem como objetivo fechar receita entre R$200 e R$250 milhões, mas sem abrir mão da sustentabilidade. “Mais importante do que a meta para o próximo ano, é a entrega do melhor produto e serviço para os nossos clientes. Estamos construindo para o longo prazo", complementa Dyxklay, Presidente da fintech.

Atualmente, a empresa oferece dois grupos de soluções: uma plataforma de pagamentos multicanal, que permite que as empresas façam suas vendas utilizando diversos métodos de pagamento, seja online ou em lojas físicas, centralizando e conciliando essas transações. E uma frente de infraestrutura white-label, que possibilita que as companhias criem suas próprias soluções de pagamento, diversificando suas fontes de receita através de um braço de fintech.

"Em ambas as ofertas, as nossas conversas com os clientes vão muito além dos pagamentos. Discutimos como aumentar o poder de compra dos clientes, manter as operações financeiras claras, melhorar taxas de aprovação, e otimizar o controle de risco. É muito mais sobre evolução dos negócios do que apenas processar pagamentos", afirma Dyxklay.

A base de clientes da fintech inclui marcas como Housi, Mash, EBAC, Metalife, entre outras. "A nossa estratégia é trazer o cliente certo no momento certo — empresas de médio e grande porte que ainda sofrem com serviços de pagamento sem a urgência e o nível de customização que seus negócios exigem. Esses são os princípios fundamentais que nos trouxeram a oferecer soluções flexíveis”, ressalta Lacerda.

Dentre os diferenciais da Barte, se destacam o foco na personalização e na expansão de métodos de pagamento disponibilizados ao comprador. “Você monta sua própria solução com as peças que fazem sentido para o seu modelo de negócio. Tudo com a sua marca, e suporte de um time obcecado por cada transação e cada relatório. Somos o time expandido de cada cliente.", explica o fundador.