EY anuncia investimento global de US$ 1 bilhão para área de auditoria

Esse valor será destinado principalmente para desenvolvimento de tecnologias e uso de ferramentas de Inteligência Artificial para acelerar a transformação desse serviço.

ey-claudio-camargo-3840-2560Claudio Camargo, sócio-líder da EY em Assurance no Brasil e de Auditoria na América Latina. (Foto: Divulgação)

A EY, uma das maiores consultorias e auditorias do mundo, anuncia investimento global de US$1 bilhão em tecnologia para a área de auditoria. A empresa aposta na tecnologia, principalmente no uso da inteligência artificial em escala para impulsionar os negócios e otimizar o trabalho dos milhares de profissionais em todo o mundo. Hoje, o time de auditoria da EY conta com mais de 140 mil profissionais ao redor do mundo.

“Esse movimento faz parte do programa contínuo de transformação de auditoria da EY e introduz novas tecnologias à nossa plataforma de IA, a EYQ. Dessa forma, reforçamos nosso compromisso em impulsionar a qualidade do serviço, transformar a experiência de auditoria e trabalharmos, cada vez mais, com perspectivas centradas em tecnologia e baseadas em dados”, afirma Claudio Camargo, sócio-líder da EY em Assurance no Brasil e de Auditoria na América Latina.

O EYQ Assurance Knowledge utiliza IA generativa para auxiliar em pesquisas detalhadas e resumos de conteúdo contábil e de auditoria. “Essa ferramenta integrada ao fluxo de trabalho de auditoria vai ajudar a trazer insights e respostas com base no perfil e no contexto dos trabalhos de auditoria dos clientes, incluindo geografia, setor e complexidade”, conta Camargo.

A Inteligência Artificial também ajudará os profissionais de auditoria a atender às normas contábeis e aos requisitos legais, respeitando as características e peculiaridades de cada setor de mercado, órgãos reguladores e necessidades específicas.

Para o executivo, “o uso da tecnologia também vai aprimorar outras ferramentas que já usávamos dentro da empresa, trazendo mais agilidade e assertividade para as atividades de auditoria. Por exemplo, a IA nos possibilita controlar com maior precisão as mudanças entre diferentes versões das demonstrações financeiras de uma empresa”.

O investimento em tecnologia e ferramentas de IA também aumenta a atratividade da EY para novos talentos, além de dar ainda mais recursos para que os profissionais sejam mais eficientes. “Tudo isso apoia a ambição da EY em oferecer a tecnologia de IA mais confiável para os serviços de auditoria”, conclui Camargo.

Esse investimento faz parte de um projeto de quatro anos que a companhia lançou em 2022 para impulsionar o uso de tecnologia e inovação em auditoria. Desde então, já foram mais de 100 recursos e/ou melhorias que trouxeram mais agilidade e confiabilidade para os processos.