Instituto Heineken investirá R$ 10 milhões por ano em ações sociais até 2025
Organização impacta mais de 10 mil pessoas em dois anos de atuação.
Organização impacta mais de 10 mil pessoas em dois anos de atuação. (Foto: Divulgação Instituto Heineken)
Há dois anos, o Instituto Heineken Brasil foi estabelecido com o propósito de liderar iniciativas sociais na cadeia produtiva da indústria cervejeira, com foco especial em vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis e jovens em situação de vulnerabilidade social, e fomentar a transformação da sociedade por meio do equilíbrio. Como resultado, mais de 5 mil catadores, 4.500 vendedores ambulantes e quase 1.900 jovens tiveram suas vidas transformadas positivamente por meio das ações promovidas pelo Instituto durante esse período. Somente em 2024, o número de ambulantes atendidos aumentou em 360% em comparação ao ano anterior.
O Respeito e o Cuidado com as pessoas e com o planeta são valores inegociáveis para o Grupo HEINEKEN e estão enraizados na cultura da companhia. Com iniciativas que vão desde o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, treinamentos para gestão financeira até capacitações para que essas pessoas estejam cada vez mais aptas a entrar no mercado de trabalho, o Instituto Heineken não apenas beneficia as comunidades atendidas, mas também cria oportunidades para um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.
Serão investidos, em média, R$ 10 milhões por ano nos projetos de capacitação e inclusão produtiva, com ênfase na geração de emprego e renda, bem como no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e na promoção do consumo responsável de álcool, especialmente entre os jovens.
“Como Instituto ou como Grupo, nosso objetivo é promover impactos positivos na sociedade e gerar verdadeira transformação nas condições de vida das pessoas que são hoje parte da nossa cadeia de valor. Reconhecemos nosso papel como parte atuante e mobilizadora da indústria, enfatizando os valores de cuidado e respeito pelas pessoas e pelo planeta em tudo o que fazemos. Acreditamos que a inclusão social é uma ferramenta fundamental e poderosa na conquista de uma sociedade mais equilibrada. O sucesso do Instituto Heineken Brasil e os resultados obtidos nesse curto período reforça nossa convicção de estarmos no caminho certo”, declara Vania Guil, gerente executiva do Instituto Heineken.
Para estimular os resultados de suas iniciativas, o Instituto conta com o WeLab, uma experiência imersiva de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com o objetivo final de reformular a relação dos públicos com o consumo responsável de álcool. “Nosso objetivo, além de massificar mensagens de consumo responsável com os jovens, é levar capacitação técnica e desenvolvimento de soft skills aos catadores e vendedores ambulantes, ajudando-os a ter um incremento de renda e, possibilitando um impacto ainda mais na transformação positiva de milhares de vidas. “Temos o compromisso fundamental de oferecer ferramentas de autoconhecimento e promover discussões sobre o consumo de álcool para que isso resulte em escolhas mais conscientes no futuro e no fomento de uma sociedade cada vez mais equilibrada”, diz a executiva.