XP e Suno lançam Academia do Agronegócio

Com a parceria estratégica, a plataforma será direcionada para empreendedor rural e contará com conteúdos educacionais sobre gestão empresarial.

Octaciano-NetoOctaciano Neto, diretor de agronegócio do grupo Suno. (Foto: Divulgação)

A Faculdade XP, frente educacional da XP Inc. e o Grupo Suno, na esteira da expansão de seus serviços, lançam o programa de formação Academia do Agronegócio XP Suno, com foco nos empreendedores rurais (produtores, revendas, agroindústrias e dirigentes de cooperativas). A nova plataforma tem como objetivo oferecer um programa permanente de treinamento com cursos, imersões, mentorias e mastermind nos modelos virtual e presencial, com foco no tripé: o mercado de capitais, governança e gestão. A Academia atenderá líderes e futuros expoentes do agronegócio brasileiro.

A primeira imersão da Academia será em um evento presencial, nos dias 1 e 2 de agosto, no Casa Park Shopping, onde está localizada o Espaço XP, em Brasília. Na inauguração será ministrado o curso “Gestão Financeira e Estratégica no Agronegócio”, no auditório do local, que possui capacidade para até 150 pessoas.

“Há um potencial gigantesco de alinhamento de informações entre o agro e a Faria Lima, com uma capacidade igualmente enorme de geração de novos negócios e parcerias. A nova plataforma pretende preparar a atual e as próximas lideranças do setor, para que rompam a distância simbólica que existe entre o campo e o mercado de capitais”, diz Ednar Sacramento, head Educacional de Investimentos da Faculdade XP. “Em parceria com a Suno, queremos oferecer as melhores e mais sofisticadas ferramentas de capacitação, para que nossos alunos estejam na vanguarda do setor que move a economia do país”, acrescenta.

A Faculdade XP é a instituição de ensino do ecossistema da XP, que possui ampla expertise no setor agro, com 70% da distribuição de Fiagros no mercado brasileiro, e três operações originadas só em 2023, que somaram mais de R$ 370 milhões, de acordo com dados da Anbima. No mercado de CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), a companhia detém uma parcela de perto de 40% do mercado. A empresa também foi protagonista na última janela de IPOs na Bolsa, com a participação em cinco aberturas de capital do agro em 2021: Jalles Machado, Boa Safra, Vittia, Agrogalaxy e Raízen.

Octaciano Neto, diretor de agronegócio do grupo Suno, pontuou que “o rural brasileiro e a Faria Lima não falam a mesma língua. No ano passado, lançamos o grupo Elite Agro para colaborar nesta "tradução" dos dois mundos. E o programa foi um sucesso. Agora, nos unimos à XP e queremos escalar e aproximar, pelas mãos da educação, o empresário rural da Faria Lima e vice-versa. É neste contexto que nasce a Academia de Agronegócio XP Suno com foco no tripé mercado de capitais, governança e gestão”.

De acordo com o executivo, a XP é o principal ator do mercado financeiro no que tange à aproximação entre o agronegócio e o mercado de capitais, “além de ser sócia da Suno, então nada mais natural que seguirmos esse caminho juntos”, completou.

Octaciano, da Suno, também destacou a relevância da cidade de Brasília como o centro do poder do Brasil e contou o motivo da escolha do local para a inauguração. “Sempre foi o caminho do financiamento da nossa agricultura. Hoje, só custeia 1/3 da demanda de crédito. O lançamento da Academia em Brasília tem dois significados. O primeiro é que o DF faz parte do Centro-Oeste do país, região que mudou de patamar a nossa agricultura, e o segundo, é simbolizar que a próxima avenida de crescimento do agro nacional será o mercado de capitais”, comenta o diretor.

A imersão contará com conteúdos que abrangem os principais pilares do agro, como Plano Safra e o futuro da agricultura, sucessão familiar, governança no agronegócio, operações DCM (como é chamado o mercado de crédito) para o setor através de Invesment Banking (IB, na sigla em inglês), originação e análise de crédito no mercado de capitais e crédito de carbono.

O evento contará com palestras sobre diversos assuntos, como Plano Safra e o futuro da agricultura, sucessão familiar, governança no agronegócio, operações DCM para o setor através de IB, originação e análise de crédito no mercado de capitais e crédito de carbono.

Alguns dos palestrantes confirmados são Renato Silva, ex-presidente da Valley no Brasil e membro do conselho de diversas empresas do agronegócio, incluindo Maqnelson, Pivodrip, Nortene, Mauari, Komatsu Florestal e Juripass; Manuela Lemos, engenheira agrônoma que já passou por instituições como Rabobank e Banco Original. Hoje, realiza consultoria financeira de médios e grandes grupos agropecuários no Brasil, dentre eles Ruiz Agropecuária, Grupo Ouro Verde e Grupo LCPD; e ainda, Brun Lucci, diretor técnico da CNA.

O novo programa de formação chega na esteira da expansão de outras iniciativas educacionais já disponibilizadas pela Suno, como o Elite Agro, projeto de formação que também tem o propósito de conectar empresários rurais ao mercado de capitais, lançado em 2023. O programa já existente é focado em apresentar recursos que viabilizem crédito a longo prazo, auxiliando o crescimento sustentável dos negócios, contando com diversos produtores, dirigentes e gestores de diferentes estados brasileiros, que atuam em variados nichos, desde cana de açúcar, soja e café a agroindústria, pecuária e revenda agrícola.