Tebet: Brasil tem preocupação, mas serenidade em relação a EUA
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta quarta-feira que o governo aguarda o anúncio de tarifas pelos Estados Unidos nesta tarde com "preocupação e serenidade." Conversando com jornalistas na saída do evento em homenagem aos 60 anos do Banco Central, na sede da autarquia, ela afirmou que é necessário ver o desenho das medidas.
"O Brasil tem maturidade, tem diplomacia, tem um vice-presidente que é ministro de Indústria e Comércio absolutamente equilibrado e com uma turma muito competente além dele próprio para levar essa agenda adiante em nome do governo do presidente Lula", disse Tebet.
A ministra observou que parte das tarifas anunciadas nesta quarta-feira devem ser revogadas, e isso exigirá diplomacia por parte do Brasil. Indagada, Tebet afirmou que a lei da reciprocidade econômica, aprovada pelo Senado na terça-feira, foi uma decisão política do Legislativo e tem desenho equilibrado, sem sustos e sem recados específicos.
Tebet acrescentou que a diversidade da economia brasileira deve limitar quaisquer impactos da medida sobre a inflação. "Eu conheço o Brasil o suficiente para ver que essa diversidade da economia brasileira pode ser o fiel da balança para equilibrar esse jogo inflacionário", disse