Em encontro, Macron defende comércio justo sobre tarifas, e Carney menciona laços com aliados
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que um comércio justo "que respeita as regras internacionais" é melhor do tarifas, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 17, ao lado do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney. Segundo o francês, o comércio é bom para a prosperidade, enquanto as tarifas criam inflação e prejudicam as cadeias de abastecimento e integração econômica.
O premiê canadense, na ocasião, ressaltou a importância para o país de fortalecer os laços com "aliados confiáveis".
"Quero garantir que a França e toda a Europa trabalhem com o Canadá, o mais europeu dos países não europeus", defendeu Carney, que procura nos franceses apoio de um dos aliados mais antigos diante dos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à soberania e economia canadense.
A visita de Carney em Paris marca a primeira viagem internacional do sucessor de Justin Trudeau, após ser empossado, na sexta-feira.
Ainda na Europa, ele se encontrará com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o rei Charles III, que também é rei do Canadá.
*Com informações da Associated Press