América Latina é motor de crescimento da divisão farmacêutica da Bayer

Região apresentou segundo maior aumento percentual dos negócios farmacêuticos da empresa no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

BayerRegião apresentou segundo maior aumento percentual dos negócios farmacêuticos da empresa no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. (Foto: Divulgação)

A divisão farmacêutica da Bayer anunciou os resultados de sua estratégia de crescimento e como pretende impactar positivamente a vida de 30 milhões de pacientes este ano na região. O evento destacou temas prioritários para a companhia, como o cenário da hemofilia na região, inovações que estão moldando o presente e o futuro do tratamento do câncer de próstata, de doenças cardiorrenais, oftalmológicas e pneumológicas e dos cuidados com a saúde da mulher – áreas para as quais a companhia está destinando esforços para levar soluções para necessidades muitas vezes não atendidas.

“Fechamos o ano passado com vendas de € 825 milhões, crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior. Isso significa que percentualmente a América Latina cresceu mais do que o triplo do crescimento global da divisão Farmacêutica em 2024, que foi de 3%”, destaca Adib Jacob, presidente da divisão Farmacêutica da Bayer para o Brasil e América Latina. O executivo ainda complementa que esta é uma curva ascendente: “estamos focados para que esse aumento de dois dígitos seja sustentável e se repita nos próximos anos”.

Dentre os fatores que levaram a esse resultado, estão uma estratégia com foco em marcas prioritárias e o contínuo esforço em ampliar o acesso de cada vez mais pacientes ao portfólio da companhia, seja via sistema privado ou público de saúde.

Foram mais de 75 lançamentos nos últimos três anos, considerando novas moléculas e indicações nos mais de 30 países que integram a região e, atualmente, há mais de 85 pesquisas clínicas em andamento, muitas delas para pacientes tratados via sistema público. “Há alguns anos a nossa região deixou de ser coadjuvante e temos trabalhado duro para que nossos pacientes tenham acesso o mais breve possível ao que há de mais novo no tratamento de diversas doenças. Em 2019, o Brasil foi o segundo país do mundo, por exemplo, a lançar a darolutamida, medicamento para tratamento de câncer de próstata - o mais prevalente entre os homens. Hoje, é um blockbuster global e teve vendas de mais de € 53 milhões em 2024 na América Latina, impactando milhares de pacientes em nossa região”, reforça Jacob.

Outro exemplo é o recente lançamento do aflibercepte 8 mg, medicamento indicado para o tratamento de doenças da retina, como o Edema Macula Diabético (EMD) e Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI), e que tem potencial de melhorar a jornada dos pacientes, aumentando o espaçamento entre as aplicações durante o tratamento, proporcionando intervalos de até 20 semanas¹. “O aflibercepte 8 mg foi aprovado e lançado quase simultaneamente na Europa, México, Brasil e Argentina no segundo semestre do ano passado, sendo que em alguns países, como no Brasil, já está incorporado ao sistema privado de saúde - ou seja, caso haja indicação médica, pacientes com plano de saúde têm acesso garantido ao tratamento. E não paramos por aqui, já estamos trabalhando para a incorporação no SUS, para que todos os brasileiros possam ter acesso gratuito à essa moderna medicação”, diz o executivo.

O reflexo desse trabalho de ampliação do acesso é o equilíbrio recém-conquistado entre as vendas para o mercado retail – aquelas feitas diretamente ao paciente – e para o mercado institucional – no qual a fonte pagadora são instituições, sejam elas plano de saúde privado, Governo, clínicas, hospitais, entre outras. “Quando um medicamento é incorporado ao sistema privado e/ou público, quem ganha é o paciente, que passa a poder contar com uma opção moderna; a classe médica, que tem uma nova opção para prescrever ao seu paciente; o próprio sistema de saúde, pois há uma negociação de preço; além da indústria, que pode reinvestir em Pesquisa e Desenvolvimento para que novas drogas sejam descobertas”, ressalta.