Vivo destaca avanços de acessibilidade para seus colaboradores e clientes
Companhia reforça seu compromisso com a diversidade com uma série de ações.
A preocupação da empresa é garantir que seus treinamentos internos sejam cada vez mais acessíveis. (Foto: Divulgação)
No mês da luta da pessoa com deficiência — data que marca a construção de mobilizações para a inclusão social desse público —, a Vivo reforça seu compromisso com a diversidade e destaca avanços de acessibilidade para seus colaboradores e clientes.
Um exemplo é que a Vivo está contratando, cada vez mais, pessoas com deficiência. Somente este ano, por exemplo, a empresa já contratou mais de 300 pessoas com deficiência e está com outras 300 vagas abertas. As oportunidades incluem o formato de teletrabalho, uma forma adicional de oferecer acessibilidade para esse público. A Vivo também quer que os clientes se sintam cada vez mais acolhidos e representados. Por isso está ampliando a contratação de colaboradores com deficiência em suas equipes. Já foram abertas 170 vagas exclusivas para pessoas com deficiência nas lojas e áreas administrativas da companhia. E, na central de atendimento, foram feitas adequações dos sistemas e atendimento pode ser feito em Libras.
Além disso, a preocupação da empresa é garantir que seus treinamentos internos sejam cada vez mais acessíveis. Dessa forma, as capacitações contam com adaptação de vídeos com legendas e posts com autodescrição, além de turmas dedicadas a colaboradores com deficiência visual. A companhia criou também um squad de acessibilidade e inclusão para melhorar a experiência do público interno e clientes da Vivo. O projeto tem a participação de dez colaboradores com deficiência, que, com sua vivência, contribuem na construção de sistemas mais inclusivos.
“Temos consciência do nosso papel como empresa e da evolução necessária, tanto nossa quanto do mercado, sobre maior acessibilidade. Acreditamos que, entendendo cada vez mais as necessidades dos nossos colaboradores, conseguiremos adequar sistemas e operações para ampliar a acessibilidade em todos os pontos de contato com o cliente, diminuindo diferenças, eliminando barreiras e oferecendo a melhor experiência a todos”, destaca Ricardo Miras, diretor de Experiência do Cliente e sponsor do pilar de pessoas com deficiência do programa Vivo Diversidade.
E, recentemente, a empresa finalizou a primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Carreiras da Vivo, voltado para talentos com deficiência, em parceria com a consultoria Modo Parités. Com duração de 6 meses, a primeira turma teve a participação de 60 colaboradores e contou com o apoio de especialistas do mercado para dar profundidade a temas como habilidades comportamentais e competências.
Diversidade e inclusão na Vivo
A empresa possui um sólido programa de diversidade. Lançado em 2018, o Vivo Diversidade é pautado nos pilares de Gênero, LGBTI+, Raça e Pessoas com Deficiência para assegurar uma cultura mais inclusiva e um ambiente mais diverso e representativo. Além de colocar em prática ações afirmativas, a empresa acredita que o tema diversidade precisa ser abordado com frequência e profundidade, em diferentes fóruns, a fim de reforçar o compromisso e o posicionamento da companhia.
Pensando nisso, a companhia criou a jornada Vivo Diversidade, com temas que são discutidos ao longo dos meses com toda a empresa. Cada assunto é acompanhado do lançamento de uma nova ação, política ou benefício. Somente para os temas relacionados a pessoas com deficiência, a Vivo dedicou dois meses de sua jornada este ano. Em agosto, a empresa abordou com seus colaboradores sobre os avanços de acessibilidade e, agora em setembro, é a vez de falar com seu público interno sobre os impactos da deficiência invisível.