Troels Dyhrman: Precisamos do STEAM para formar criadores da tecnologia em vez de usuários passivos

Troels Dyhrman, gerente de parcerias da LEGO Education, conta como uma marca de brinquedos de 90 anos leva educação tecnológica para mais de 600 mil estudantes ao redor do mundo.

“Precisamos do STEAM para formar criadores da tecnologia em vez de usuários passivos”Troels Dyhrman, gerente de parcerias da LEGO Education (Foto: Agência de Notícias da Indústria)


Como gerente de parcerias da LEGO Education há seis anos, Troels Dyhrman tem contato com educadores e estudantes de diferentes países para promover o ensino STEAM, acrônimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática. A Agência de Notícias da Indústria conversou com ele para entender de que forma a LEGO Education tem contribuído para levar essa metodologia de ensino a milhares de estudantes.

“O STEAM está por todo lado. Essa entrevista só acontece por causa de um monte de materiais feitos através das tecnologias STEAM, como a câmera e o microfone. Estamos enfrentando um futuro cada vez mais tecnológico, e é importante que nós ensinemos às crianças como a tecnologia funciona e a terem a mente crítica e que construa essa tecnologia, para sermos donos e críticos em vez de só usuários passivos”.

A LEGO Education é a divisão educacional do grupo criada para oferecer soluções lúdicas de aprendizagem em parceria com as instituições de ensino, como o Serviço Social da Indústria (SESI). Uma das iniciativas mais conhecidas é a FIRST LEGO League Challenge (FLL), competição para estudantes de 9 a 16 anos, em que eles constroem e programam robôs feitos de peças de LEGO.

Segundo Troels, hoje a FIRST LEGO League está presente em 109 países, com mais de 3 mil eventos envolvendo cerca de 600 mil estudantes.

“E nós esperamos que no futuro sejam muito mais crianças, porque cada uma que participa tem essa experiência de construir com as mãos a sua solução, que é correta, porque não existe uma só solução e você nunca está errado quando constrói alguma coisa com as mãos”.

Confira a seguir a entrevista completa com Troels Dyhrman.

 
Fonte: Agência de Notícias da Indústria