Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar) apontou que 70,3% da população afirma realizar planejamento financeiro. O levantamento foi feito em maio e ouviu 603 pessoas de todas as faixas etárias, de 16 a mais de 60 anos de idade. Os estados pesquisados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.
O material também apontou que 58% dos entrevistados dizem se informar sobre finanças através de amigos e parentes, o que segundo a Planejar, pode indicar orientação pouco qualificada.
A pesquisa mostrou que os homens dizem fazer mais planejamento financeiro que as mulheres, já que 77,4% dos homens disseram realizar planejamento financeiro, contra um percentual de 64,6% no público feminino.
Do universo pesquisado, 72,% afirmaram saber o que é um planejamento financeiro, conhecimento que ficou mais evidente entre homens, na faixa etária de 35 a 59 anos, com índice acima de 78%, na média. Entre os que desconhecem esse tipo de planejamento, as pessoas entre 16 e 24 anos lideram, com 39,4%, dizendo que desconhecem.
Com relação aos objetivos, os pesquisados afirmaram fazer planejamento financeiro para organizar as finanças (56,9%), evitar o endividamento (42,9%), para investir (19,4%), se preparar para a aposentadoria (18,1%), comprar imóvel (9,4%), sair do endividamento (7,8%) e comprar veículo (7,0%).