LIDE Paraná realiza Encontro Setorial Automotivo

Muitos desafios e oportunidades para o setor automotivo foram levantados na reunião, por meio da mediação de Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná. Na ocasião, foram apontadas soluções buscando resultados em curto, médio e longo prazo que contribuam com a competitividade das empresas relacionadas ao setor.

WhatsApp Image 2022-05-17 at 09.10.47 (1)Na ocasião, foram apontadas soluções buscando resultados em curto, médio e longo prazo. (Foto: LIDE Paraná)

Na última terça-feira, 10 de maio, o LIDE Paraná promoveu o primeiro Encontro Setorial Automotivo, reunindo alguns dos principais players do setor em toda cadeia produtiva, além de especialistas do segmento. A ideia desses encontros é levantar temas pertinentes e específicos da área para identificar oportunidades e fomentar negócios.

Muitos desafios e oportunidades para o setor automotivo foram levantados na reunião, por meio da mediação de Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná. Na ocasião, foram apontadas soluções buscando resultados em curto, médio e longo prazo que contribuam com a competitividade das empresas relacionadas ao setor.

Os participantes foram convidados a questionar a visão interna e externa de suas organizações em dimensões políticas, fiscais, ambientais, gestão de pessoas, mercado e tecnologia, identificando os riscos e propondo soluções através de oportunidades.

O especialista da área tributária, Augusto Flores, compartilhou o atual cenário do setor automotivo no que diz respeito à tributação, apontando o fato de que os maiores riscos tributários estão no Brasil.

“O imposto sobre o valor agregado (IVA) é um modelo de tributação bastante comum em diversos países do mundo como Canadá, Índia e os países da União Europeia e ainda não é utilizado no Brasil”, comentou Flores.

Outro ponto levantado durante o encontro foi a securitização, já que existem milhões de créditos no país. A quantidade de opções de parcelamento faz com que o bom pagador pague pelo mau pagador, e isso impacta em custos que precisam ser repassados nos produtos.

WhatsApp Image 2022-05-17 at 09.10.49Para a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, esses encontros oportunizam novas soluções para problemas antigos. (Foto: LIDE Paraná)

No cenário atual do setor automotivo, que apresentam desafios relacionados com riscos trabalhistas e tributários, há um grande impacto na geração de novos empregos. Perdemos empregos para a China e a tendência é que também percamos para a Argentina, Uruguai, Chile e Peru, por serem países menos burocráticos. No Paraná, a indústria que depende de importações enfrenta desafios com relação ao Porto de Paranaguá, onde há fila de navios, fazendo com que muitos deles se desloquem para Santos ou Argentina, gerando custos não planejados.

Assim como esses pontos, foram também levantados muitos outros desafios pelo grupo de especialistas. Para a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, esses encontros oportunizam novas soluções para problemas antigos.

“O LIDE Paraná tem como missão oportunizar negócios entre nossos filiados. Os encontros setoriais reúnem pessoas de um mesmo segmento, buscando aproximá-los para que possam não só debater problemas no setor, mas juntos encontrar soluções para os mesmos”, disse Garrett.