Coleção de Paul Allen é vendida por US$ 1,5 bilhão na Christie's, e se torna a maior venda da história do mercado de arte

Cinco pinturas se juntaram ao clube dos nove dígitos, em dólares. Nesse movimento, outros 20 artistas se estabeleceram como novos recordistas de vendas.

Paul Allen's Art Collection Sells for a Record $1.5B at Christie's – Robb  ReportAcervo da coleção de arte de Paul Allen, filantropo e cofundador da Microsoft, morto em 2018.

Tudo ocorreu bem rápido. Voltando no tempo, apenas seis meses atrás, a arte acumulada pelos ex-namorados Harry e Linda Macklowe obteve recorde para uma única coleção vendida em leilão, arrecadando US$ 922 milhões na Sotheby's. Mas o marco foi superado na noite passada, quando o tesouro do falecido Paul G. Allen superou US$ 1,5 bilhão na rival da casa de leilões, Christie's.

Apesar das grandes expectativas – a coleção do falecido cofundador da Microsoft era conhecida por inúmeras obras-primas em condições imaculadas, e o cenário econômico, apesar de incerto ainda mantém grandes investidores em busca de apostas seguras – a soma foi impressionante. (Todos os rendimentos do espólio são destinados à caridade).

Cinco das pinturas em oferta ultrapassaram US$ 100 milhões cada, o maior valor já registrado para uma venda, e cada uma estabeleceu um recorde mundial para o artista. O preço mais alto, US$ 149,24 milhões, foi para Les Poseus, Ensemble (versão Petite), de Georges Seurat, uma representação pontilhista de 1888 de três nus dispostos na frente de um detalhe do famoso A Sunday on La Grande Jatte do artista. Também fazendo o clube de US $ 100 milhões foram lotes de Cézanne, van Gogh, Gaugin e Klimt.

Georges Seurat’s Les Poseuses, Ensemble (Petite version), 1888Quadro do pintor francês Georges Seurat, entitulado Les Poseus, Ensemble (versão Petite), de 1888.

Quinze outros artistas ainda estabeleceram novos recordes, incluindo Lucian Freud, Jasper Johns, Andrew Wyeth, Sam Francis e Edward Steichen, cuja imagem sombria e sombria The Flatiron (1904, impressa em 1905), com o marco de Nova York de mesmo nome, martelada por US$ 11,84 milhões, o segundo preço mais alto de todos os tempos para uma fotografia e quase seis vezes sua estimativa mais baixa.

The Johns, Small False Start, uma abstração de 1960 que parece como se um de seus famosos mapas tivesse explodido, deixando a tela coberta de densos fragmentos de cores, junto com seus nomes em seu estilo estêncil, vendido por US$ 55,35 milhões. A peça é pequena o suficiente para segurar em suas mãos, deixando os espectadores imaginarem o que uma de suas peças maiores poderia ter produzido se estivesse no bloco.

Christie's handlers show Botticelli's paining of the Madonna with child, part of the Paul Allen's art collection, which sold for $48.48 million. Pintura Madonna do Magnificat, de Botticelli, avaliada em mais de U$ 48 milhões.

Como acontece com qualquer coleção substancial, a de Allen despertou uma certa curiosidade voyeurística: o que um dos bilionários da tecnologia original colecionou e por quê? Qual foi o fio, se houver? Ao contrário do foco pós-guerra e contemporâneo dos Macklowes, que se concentraram em Rothko, Twombly, Warhol e outros, Allen demonstrou um gosto mais católico, com aquisições que abrangem cinco séculos e uma miríade de estilos, desde o início do italiano Renascimento ao impressionismo francês e até o pop e outros movimentos do século XX.

Na prévia cuidadosamente instalada da venda na sede do Rockefeller Center da Christie's, a primeira pintura a receber os espectadores foi um Botticelli, um painel redondo de uma Madona e uma criança com azuis, vermelhos e dourados tão vívidos que praticamente brilham. Ele foi para US $ 48,48 milhões. Ao virar da esquina da composição havia uma grande tela de Agnes Martin, nos quais as listras horizontais em tons pastel, separadas por linhas de lápis fracas, são o epítome da pura abstração técnica.

Os espectadores podem especular se as muitas paisagens – de artistas tão variados quanto Monet, O’Keeffe, Richter e Hockney – referenciavam a fronteira tecnológica. Ou talvez onde vemos as pequenas marcas enganosamente controladas de Van Gogh, Allen viu pixels digitais. Mas não é preciso ser um especialista – seja em tecnologia ou arte – para ficar impressionado com aquelas bétulas Klimt. Algumas coisas não precisam de explicação.