Nenhum campo de golfe é igual ao outro: exclusividade faz parte do jogo

Paisagens naturais indescritíveis em meio a um bom clima, design, tradição, infraestrutura e serviço são a combinação perfeita para um um ótimo campo de golfe.

1563924108-1479322201-Homepage_Header_Champion_1750x700_desktop
O The Champion é considerado um dos melhores campos da Flórida. (Foto: Divulgação)

Paisagens naturais indescritíveis em meio a um bom clima, design, tradição, infraestrutura e serviço são a combinação perfeita para um um ótimo campo de golfe. Mas não apenas isso. “Os melhores campos também são os que conseguem manter um padrão de excelência durante todo o ano, com mão de obra especializada, insumos, drenagem, sistema de irrigação e maquinaria”, explica Luiz Martins, PGA Master e vice-presidente da PGA Sudamericana -Professional Golfers Association.

A presença de lagoas, por exemplo, além de proporcionar beleza, aumenta a dificuldade do jogo, o que valoriza o campo, assim como a presença de árvores ou mata alta ao seu redor, que impedem que o vento desvie o curso da bola. Mas, o relevo com leves ondulações e a direção de crescimento da grama são pontos importantíssimos. “Geralmente, os greens de melhor qualidade são aqueles cuidados e tratados para que a bola role facilmente sobre a grama de corte baixo”, explica o especialista, que também é diretor de educação da LM Golf School no Canadá.

Polo mundial do golfe

Apesar de ter surgido na Inglaterra, os Estados Unidos são o principal difusor do esporte e detém a marca de 15 mil campos de golfe. The Palm Beaches, no estado da Flórida, é oficialmente a capital do golfe, com 160 campos e uma infraestrutura turística de alto padrão. O maior local do esporte na região é o PGA National Resort & Spa, com cinco campos, The Palmer, The Squire, The Fazio, The Estates e The Champion, o maior e considerado um dos melhores da Flórida, onde é realizado o campeonato Honda Classic. Os golfistas enfrentam desafios em seu circuito com cinco tees, permitindo que o golfe seja praticado por diferentes níveis de jogadores. O The Champion foi projetado por Tom e George Fazio para grandes torneios e seu percurso foi redesenhado por Jack Nicklaus em 2014, onde ganhou o Bear Trap, que abrange três buracos exigentes, considerado um dos desafios de golfe mais notáveis da Flórida.

Verdura-Resort-Golf-978668-e1489492411237
Na Sicília, Itália, o Verdura Resort, no Rocco Forte Hotels oferece uma experiência de golfe exclusiva, no circuito projetado por Kyle Phillips. (Foto: Divulgação)

O The Breakers também é um clássico da região quando o assunto é golfe, com o campo Ocean Course, o mais antigo da Flórida com 18 buracos. Ele oferece uma experiência extraordinária que honra sua herança e localização à beira-mar, com jogabilidade contemporânea. O layout original projetado por Alexander H. Findlay em 1897 foi reformado no final de 2018 pelo renomado arquiteto de campos de golfe, Rees Jones. São 56 bancas de areia e grama, seis lagos, paisagismo tropical exuberante e centenas de palmeiras.

Na outra costa norte-americana, na Califórnia, o Pebble Beach Golf Links é considerado o mais belo do mundo pela PGA e pelos críticos e profissionais do setor. É classificado como o maior campo de golfe público nos Estados Unidos pela Golf Digest desde que seu ranking foi lançado em 2003, foi sede do 6º Aberto dos EUA, em 2019, e sediará o 1º Aberto de Mulheres dos EUA, em 2023. O local tem todos os requisitos que um campo precisa para alcançar tal posto: fundado em 1919, há muita história e tradição. Recebeu todos os grandes golfistas do mundo e as mais importantes competições; seu design é único e traz o buraco 18 com uma indescritível vista para o mar; seu circuito é repleto de belas paisagens, com montanhas, penhascos e uma flora espetacular.

Os melhores da Europa

Na Sicília, Itália, o Verdura Resort, no Rocco Forte Hotels, é reconhecido como o número um do país na lista de classificações de 2018 e 2019 da revista Golf World de 2018 e ficou na lista dos 100 melhores resorts da Europa Continental em 2019. O campo é sede do Aberto da Europa e oferece uma experiência de golfe exclusiva, em um circuito projetado por Kyle Phillips, em meio a paisagem natural rodeada de laranjeiras e olivais, com a brisa e a vista do mar mediterrâneo. E os hóspedes ainda contam com comodidades do hotel de luxo.

377_17
Arenas Golf & Country Club foi projetado pelos famosos arquitetos norteamericanos Robert Von Hagge e Richard Baril. (Foto: Divulgação)

Considerado um dos mais belos campos de golfe italiano, o Is Arenas Golf & Country Club foi projetado pelos famosos arquitetos norte-americanos Robert Von Hagge e Richard Baril e premiado com reconhecimento internacional. Localizado entre a vegetação mediterrânea e o mar azul da Sardenha, só por esse cenário já vale a visita. Em um exuberante pinhal de 700 hectares em um resort com vista para o mar, o campo de golfe de 18 buracos é completo, com serviços de driving range, pitching green, putting green, escola de golfe, restaurante, bar, acomodação e clube de praia.

Já o Belas Clube de Campo**,** em Lisboa, Portugal, é reconhecido internacional. Sua estratégia ambiental permitiu o projeto de campo de 18 buracos e PAR 72 – primeiro campo de golfe da Europa a obter a Certificação de Golfe ISO 9001 e 14001, e o primeiro na Península Ibérica a obter o Certificado GEO (Golf Environment Organization), uma distinção internacional em grande demanda. O buraco 3 está na lista dos melhores 18 buracos em Portugal em termos técnicos e estéticos. O campo fica em um complexo residencial, com infraestrutura completa, serviços sofisticados, e foi projetado pelo arquiteto americano, Rocky Roquemore. É ponto de encontro com a natureza, além de oferecer serviços completos para o esporte e a Academia de Golfe.

No Brasil

Um dos principais destaques brasileiros é o Wish Resort Golf Convention, em Foz do Iguaçu, que foi premiado como o melhor hotel de golfe do Brasil na 7ª edição da premiação World Golf Awards, de 2019. A assinatura do campo é do conceituado arquiteto norte-americano Erik Larsen, que tem quase 30 anos de experiência no setor e passou por grandes empresas como a Arnold Palmer Design Company, do ex-jogador Arnold Palmer, um dos maiores atletas da história mundial do golfe profissional. Todos os meses, o Iguassu Falls recebe campeonatos que reúnem atletas da Tríplice Fronteira.

266248_276cebc11a8c4ff484a125ec0a4658f8_mv2_d_3543_2365_s_2
No Brasil, o destaque fica com o campo do Wish Resort Golf Convention. (Foto: Divulgação)