Biden e Lula defendem fim da repressão política na Venezuela durante a G20

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, discutiram a situação na Venezuela durante encontro nesta terça-feira, 19, às margens da cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Segundo comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden e Lula defenderam que a vontade do povo venezuelano deve ser respeitada e pediram o fim da repressão política no país.

"Os dois líderes reforçaram o seu compromisso com as instituições democráticas e o Estado de Direito, tanto no país como no exterior", informa a nota, que acrescenta que ambos concordaram em manter consultas sobre o tema.

Biden agradeceu a Lula pelo compromisso em apoiar a população do Haiti e também reiterou apoio aos esforços do brasileiro para acabar com a fome e a pobreza no mundo.

"O presidente Biden reiterou o compromisso dos EUA com a inclusão digital, anunciando o financiamento do desenvolvimento dos EUA para apoiar a expansão da rede de fibra óptica do Brasil para atender mais 1 milhão de residências e 4 mil escolas até 2027", acrescenta.

O líder democrata, que deixa a Casa Branca em janeiro do ano que vem, expressou ainda "confiança" na durabilidade das relações entre as duas maiores economias da América.